OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

01/09/2019 às 13:08

Rede estadual de ensino de AL já recuperou mais de 80% das escolas em Arapiraca

CEI Arapiraca conta com piscina e pista de atletismoFoto: Thiago Henrique CEI Arapiraca conta com piscina e pista de atletismoFoto: Thiago Henrique

Ana Carolina Lima

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), já reformou mais de 80% das escolas da rede estadual de Arapiraca – das 16 existentes, 13 já foram recuperadas, duas estão em obras e uma foi construída recentemente (a unidade Agreste do Colégio Tiradentes da PM). A 13ª entrega ocorreu nessa quarta-feira (28) na Escola Estadual Dr José Tavares. Alunos e profissionais da instituição receberam do Governo do Estado uma unidade completamente renovada e que traz mais conforto para o desenvolvimento de suas atividades letivas.

 Secretário Luciano Barbosa durante ianuguração (Foto: Thiago Henrique)

Na ocasião, o vice-governador Luciano Barbosa, destacou a importância de todas as instâncias da construção da educação, buscando um aumento ainda maior nos índices nacionais. "O que a gente tem visto é uma mobilização intensa para que Alagoas fique entre os dez primeiros na educação do país. Aqui [na Dr. José Tavares] vocês poderão fazer mil e uma atividades. Foi tudo feito com muito carinho, para acolher e mostrar aos alunos que tudo de bom que a gente possa fazer, nós vamos fazer, pois acreditamos que os estudantes desta escola vão dar tudo de si para ter o conhecimento necessário pra vencer na vida e ajudar Arapiraca a crescer", pontuou Barbosa.

Uma nova casa - Para a diretora-geral da unidade, Cláudia Maria Santos, as melhorias empreendidas no espaço influenciarão positivamente a aprendizagem. "Essa revitalização é muito importante, o ambiente deve estar adequado para que o aluno aprenda e se sinta acolhido. Toda a família José Tavares sente alegria e orgulho da nossa nova casa. Se somarmos isso à grande dedicação e o esforço de toda a equipe, conseguiremos evoluir cada vez mais em nossos índices educacionais", relatou a diretora.

 Erika diz que escola está mais aconchegante  (Foto: Thiago Henrique)

Erika de Oliveira, do 9º ano, é estudante da unidade desde o 6º ano e ingressou na escola antes da revitalização. Ela recorda a transformação pela qual a mesma passou. "Sentimos uma grande diferença, as principais foram as trocas das cadeiras e dos quadros, isso faz com que a gente consiga prestar mais atenção. O espaço que circulamos está diferente, as portas foram trocadas. Aqui está bem mais aconchegante", contou.

Um problema que a unidade enfrentava era a pouca proteção contra a chuva e o sol - fato relatado por Christyan Araújo, que também cursa o 9º ano. Para o estudante a climatização das salas foi outro ponto positivo, pois tornou as aulas mais confortáveis. "Não ficamos mais com calor e agora é mais fácil focar nos estudos", concluiu.

 Segunda etapa das obras do CEI  (Foto: José Demétrio)

Obras - Mais duas unidades de ensino da cidade – as escolas Padre Jefferson e Costa Rego – estão em obras. Além das reformas, Arapiraca também foi contemplada com a construção da segunda unidade do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, ganhou oito novos ginásios e teve recuperado um de seus maiores patrimônios esportivos, o ginásio da Escola Estadual Quintella Cavalcanti.

A população arapiraquense também foi contemplada com a construção do Centro de Educação Integral Mário Cesar Fontes (CEI), espaço que se propõe a integrar escola e sociedade com o fomento da educação, cultura e da prática esportiva. O Centro integra as escolas Izaura Antônia de Lisboa (Epial), Pedro Reis e Quintella Cavalcanti - que somam 3.521 estudantes – e oferece piscina, quadra poliesportiva e pista de atletismo. Esse número pula para 12.182 estudantes quando somados todos os alunos da rede estadual de Arapiraca.

 Ginásio Poliesportivo do CEI ( Foto: Thiago Henrique)

“O CEI é um local que conta com três escolas, espaços para práticas esportivas, cultura, saúde e lazer, mostrando o compromisso da gestão com a juventude alagoana. Buscamos atender sempre aos anseios da população, com foco nos jovens”, comentou Luciano Barbosa.

A primeira etapa do CEI foi inaugurada em abril de 2018 e, atualmente, o espaço poliesportivo oferta aulas de natação para 500 alunos da rede estadual e hidroginástica para 365 servidores públicos e comunidade em geral. O espaço conta também com treinos de atletismo, voleibol, handebol e futsal também para os estudantes. A segunda etapa das obras está em andamento e contempla construção de teatro/auditório e biblioteca.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.