OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

04/09/2019 às 20:28

Semed e Ministério Público discutem combate ao abuso sexual infantil

O Estatuto da Criança e do Adolescente completa 29 anos em 2019. Foto: Ascom Semed O Estatuto da Criança e do Adolescente completa 29 anos em 2019. Foto: Ascom Semed

Nathaly Correia (estagiária)

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 29 anos em 2019 atuando na defesa de crianças e adolescentes. Pensando nos direitos de seus alunos, a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) promove, na sexta (06), às 8h, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no centro, o Seminário 29 anos de ECA: Enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra criança e adolescente; Notificar é preciso!.

O evento tem como objetivo alertar a comunidade escolar sobre as medidas a serem tomadas em casos de suspeita de abusos sexuais que possam vir a ocorrer com alunos das escolas de Maceió. O evento, direcionado a estudantes, conselheiros tutelares, diretores e coordenadores das unidades de ensino, terá a participação do promotor de justiça Lucas Sachsida e do ex-conselheiro tutelar Wllinton Nunes. Os palestrantes  falarão sobre os desafios de profissionais da educação diante de casos de abuso sexual.

Segundo a coordenadora de Centros e Núcleos da Semed, Ticyane Bentes, o assunto ainda é pouco explorado. “Muitos dos novos gestores não sabem como lidar com casos desse tipo. Esse seminário será muito útil para sanar dúvidas e esclarecer todas essas situações”, afirmou.

Ainda ade acordo com ela, o objetivo é que a Rede Municipal funcione em parceria com os outros órgãos que investigam estas ocorrências. “ O propósito da parceria é para isso, agilidade quando houver quaisquer suspeitas já no âmbito do espaço da escola”, disse Ticyane.

Durante o seminário será lançado o instrumento de notificação do Ministério Público Estadual, documento oficial que visa noticiar as autoridades sobre as suspeitas de casos. O instrumento será utilizado pelos funcionários das escolas para encaminhar de maneira devida as suspeitas de abuso ao Conselho Tutelar, delegacias e para o Ministério Público

As inscrições podem ser feitas no site https://forms.gle/2evCYpqXjVEjgYSL8.



Ascom Semed


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.