OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

06/09/2019 às 16:17

Grupo SEB transformará escola de Maceió em uma de suas primeiras unidades

A partir de 2020, a Escola SEB Maceió será transformada em uma instituição bilíngue, com currículo oferecido em português e inglês desde os primeiros anos da educação infantil. Essa foi a novidade anunciada na última terça-feira (03/9) durante um grande evento destinado aos pais de alunos com o objetivo de refletir sobre a educação do futuro. Considerada uma das referências do Grupo SEB, maior grupo de ensino privado do Brasil, a unidade alagoana foi escolhida para ser uma das três primeiras escolas a receber a nova proposta pedagógica, ao lado de Ribeirão Preto (SP) e Curitiba (PR). 

“Além de Maceió contar com uma equipe comprometida com a inovação e a excelência, percebemos também que havia uma forte demanda reprimida no mercado alagoano por uma educação, de fato, bilíngue”, diz Alessandro Marques, diretor geral do SEB. Diferentemente dos programas bilíngues que já são oferecidos em algumas escolas, nos quais a grade curricular é apenas reforçada por uma maior carga horária dedicada ao inglês, o projeto do Grupo SEB propõe uma fusão real das disciplinas com a segunda língua, em uma proporção de 50% português e 50% inglês. “Não são aulas de inglês, mas aulas ‘em’ inglês inseridas dentro de uma metodologia inovadora, voltada para o desenvolvimento das habilidades necessárias para os cidadãos do século XXI”, explica Fernando Leão, diretor do SEB Maceió. Com matrículas já abertas para o ano letivo de 2020, o novo sistema será opcional e implantado de forma gradual: inicialmente, em cada turno, apenas uma turma de cada série da educação infantil ao 1º ano do Fundamental, será bilíngue. “À medida em que estas turmas avançarem, novas serão abertas nas séries subsequentes”, completa o diretor.

O reposicionamento da escola, porém, ultrapassa -- e muito --, o bilinguismo. “Trata-se, na verdade, de uma guinada na forma de ensinar, atualizando todo o contexto escolar para que ele, finalmente, esteja alinhado com as demandas de um mundo globalizado”, afirma Fernando Leão. Dentre as mudanças mais visíveis estará o layout das salas de aula que, para todas as turmas até o 5ª ano do Ensino Fundamental  (bilíngues ou convencionais), deixará o padrão de cadeiras enfileiradas para adotar um mobiliário flexível, com mesas compartilhadas que favoreçam o trabalho colaborativo. “Com tantas tarefas e profissões sendo automatizadas, entendemos que a grande missão da ‘nova escola’ seja mirar no estímulo à criatividade e no desenvolvimento de competências múltiplas”, afirma Daniellen Zwierzynski, diretora nacional de educação bilíngue do SEB. Para isso, além das disciplinas de Português, Matemática e Ciências, a rotina escolar -- que no sistema bilíngue ganha o acréscimo diário de 50 a 60 minutos -- contará com novos componentes curriculares, como metodologias ativas, linguagem de programação, cultura maker e Design Thinking, muito utilizados no mundo corporativo. “É um modelo em que o professor assume uma posição de mediador, e não de detentor exclusivo do saber”, diz Fernando Leão. “Estamos muito felizes pela oportunidade de construir, em Maceió, este novo ambiente de excelência na educação”, completa. 

Escola SEB Maceió

Rua Senador Rui Palmeira, 1200, Ponta Verde, Maceió/AL

(82) 2121-8829

(82) 2121-8830 (Fax)

(16) 3603-9599 (Financeiro - de Segunda a Sexta das 08h às 18h)

www.escolaseb.com.br/maceio/



Fonte: Ascom Seb Maceió


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.