OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

28/05/2020 às 12:42

Estudantes dão novo uso a plantas palma e juá e criam alternativa para cuidado de cabelos em Palmeira

Projeto viabilizou o acesso a produtos capilares com ingredientes que moradores cultivavam em seus quintais Projeto viabilizou o acesso a produtos capilares com ingredientes que moradores cultivavam em seus quintais

A pandemia do coronavírus trouxe desafios para o mundo. Com o isolamento social, a rotina da população mudou, inclusive em relação a cuidados diários de higiene. Mas e se a impossibilidade de sair normalmente para comprar produtos cosméticos fizer com que as pessoas produzam seus próprios itens? A alternativa inusitada se tornou realidade na zona rural de Palmeira dos Índios (AL). Aproveitando ingredientes presentes em casas, na horta ou no quintal, estudantes descobriram que as plantas palma e juá poderiam ser utilizadas para a criação de cosméticos. Antes, a primeira estava restrita à alimentação de animais enquanto o segundo era utilizado para higiene dental por pessoas mais velhas da comunidade. Porém, as jovens da Escola Estadual Graciliano Ramos queriam ampliar a utilidade a tais plantas.

O grupo composto por estudantes do 3º ano do ensino médio se reuniu para compreender melhor os benefícios da palma e do juá. A ideia era desenvolver um produto que fosse acessível a todas as pessoas da região. Depois de investigarem que as plantas são fontes benéficas também para a saúde dos cabelos e para a prevenção à coceira no couro cabeludo, as adolescentes criaram o projeto "Cuidando da saúde dos cabelos com o uso da Palma e Juá ". A iniciativa foi finalista da última edição do Desafio Criativos da Escola, promovido pelo programa Criativos da Escola do Instituto Alana.

O projeto ganhou ainda mais importância quando as alunas observaram que muitas pessoas, em especial as mulheres, sofriam com a danificação do cabelo por conta do uso de produtos químicos industrializados. Elas pesquisaram sobre as vantagens e nutrientes da palma e fizeram testes em suas casas, os quais comprovaram os benefícios para o couro cabeludo. Depois disso, acrescentaram raspa de juá para deixar o shampoo mais consistente e espumoso, o que proporcionou uma maior maciez, brilho e leveza para fios. Para melhorar ainda mais a qualidade do produto, o grupo realizou uma visita ao laboratório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) onde receberam dicas.

O projeto foi apresentado para a comunidade escolar e moradores de baixa renda da região de Palmeira dos Índios, por meio de um vídeo, que mostrava o processo de produção do shampoo. Além disso, foram distribuídos frascos com o produto para que as pessoas experimentassem e compartilhassem sua opinião. A iniciativa também impactou os pequenos produtores do município que já tinham as plantas palma e juá nos seus quintais, oferecendo uma alternativa para economizarem com a compra de produtos capilares.

Sobre o Instituto Alana

Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão "honrar a criança".


Fonte: 2PRÓ Comunicação

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.