OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 17 de abril de 2024

Notícias

29/05/2020 às 13:28

Conversas sobre saúde mental no isolamento abrem cronograma de lives da Unit/AL em junho

Transmissões sobre emoções e gestão do tempo são primeiros temas de trabalho, abertas ao público no Youtube do centro universitário Transmissões sobre emoções e gestão do tempo são primeiros temas de trabalho, abertas ao público no Youtube do centro universitário

Seguindo em seu compromisso com a qualidade de vida de acadêmicos, colaboradores e da sociedade em geral, o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) inicia seu calendário de lives no Youtube no mês de junho com o debate ‘Lidando com as emoções em época de pandemia’, às 15h desta segunda-feira (01), liderado pela psicóloga Vanessa Ferreira.

Vanessa é uma das profissionais que atua no Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS) da Unit/AL, que oferece apoio emocional a seus estudantes e colaboradores – e segue em atendimento nestes meses de isolamento social. Levando a discussão ao Youtube, a profissional espera também oferecer ferramentas à sociedade para navegar melhor o período de incerteza que vivemos com a pandemia do coronavírus.

“Serão abordados temas como ansiedade, intensidade dessas emoções, pessoas que já tem quadros diagnosticados e dicas de como lidar com o isolamento. A ansiedade é o que mais está aflorando nesse período, justamente pela preocupação do que está por vir”, explica Vanessa Ferreira, que ainda informa que o público poderá interagir através dos comentários do Youtube com perguntas.

Além de reconhecer as próprias emoções, a live dará dicas para melhor conviver com as emoções diante da hiperconvivência provocada em algumas famílias, o cuidado em relação ao emocional dos idosos e a ‘infodemia’, ou grande quantidade de informações que podem deixar as pessoas mais aflitas do que bem informadas.

“As pessoas idosas requerem um pouco mais de atenção. A taxa de depressão em idosos vem crescendo, então devemos buscar dar mais atenção, tentar desenvolver pequenas atividades que ele/ela goste e que sejam possíveis dentro de casa mesmo. Quanto às notícias, procurar saber apenas o necessário. Essa busca contínua por atualização não faz bem, pelo contrário, tende a agravar alguns sintomas ou comportamentos”, defende.

Ter tempo para tudo

Ainda dentro da saúde mental, outra discussão importante irá ocorrer dois dias depois, na quarta-feira (03), com a live ‘Gestão do Tempo: como alcançar suas metas’, ministrada pela psicopedagoga Verônica Wolff, também do NAPPS, às 15h.

Ela explica que algumas pessoas demoraram a pegar o ritmo do “home-office”, enquanto outras encontram dificuldade de manter constância, após dois meses de isolamento.

“É importante ter foco naquilo que vai ser realizado. Um caderninho com as anotações das tarefas da semana é uma boa opção. Procurar organizar as tarefas do dia e, entre elas, colocar os estudos, que devem ser um pouquinho por dia, divididos por disciplina”, apresenta Verônica Wolff.

A conversa irá pautar a importância de ter um cronograma de atividades a serem desenvolvidas, o estado emocional durante a realização dessas atividades e até mesmo ter um ambiente apropriado para executá-las.

“A nossa a saúde mental é de extrema importância, por isso precisamos dividir o tempo entre as atividades do trabalho, estudo com o lazer, que neste momento de pandemia será direcionado para TV, exercícios físicos em casa, leituras e algum hobby, como artesanato ou música”, completa a psicopedagoga.

Como participar

As lives serão transmitidas no canal do Youtube da Unit/AL, mas o público pode fazer sua inscrição nas palestras virtuais para receber um lembrete e o link direto da transmissão em www.unit.br/al/biz.


Ascom Unit-AL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.