OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

29/05/2020 às 19:09

Uninassau viabiliza sistema “Atende em Casa”

Ferramenta permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos orientem pacientes de forma remota Ferramenta permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos orientem pacientes de forma remota

A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, em parceria com a Secretaria de Saúde de Maceió, disponibiliza para a população o “Atende em Casa”. O sistema permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos orientem pacientes a distância, por meio de videochamadas, a fim de identificar e orientar em casa possíveis casos do novo coronavírus. A plataforma está sendo disponibilizada gratuitamente para diversos estados do Brasil, por meio de investimento da UNINASSAU, instituição mantida pelo grupo Ser Educacional.

O sistema, que em Maceió atuará junto ao Call Center da Saúde (156) na orientação dos usuários, poderá ser acessado por um computador ou smartphone pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O usuário deverá preencher seus dados pessoais e responder um questionário simples sobre os sintomas que apresenta. A partir disso, o serviço informa se são sintomas leves, em que o paciente deve ficar em casa, ou mais graves, quando necessita de atendimento urgente.
Para os casos mais leves, a ferramenta passará orientações referentes ao isolamento social e a medidas de segurança e higiene. Além disso, o usuário é acompanhado por duas semanas, com mensagens diárias para checar se os sintomas evoluem ou regridem.
Para os que apresentam sintomas graves, como febre ou dificuldade para respirar, o atendimento virtual é complementado com uma videochamada com médicos ou enfermeiros. Eles irão orientar e, se for o caso, encaminhar a uma unidade de saúde. Se o paciente não puder falar por vídeo, a ligação é feita apenas por áudio.
“A disponibilização do 'Atende em Casa' reafirma a parceria e a responsabilidade da UNINASSAU e do grupo Ser Educacional com a comunidade maceioense. Já somos parceiros da Prefeitura em outras ações e, agora, esperamos enfrentar juntos este momento crucial na vida de todos”, pontua o reitor da UNINASSAU Maceió, Avelino Balbino. 
O aplicativo
O “Atende em Casa” surgiu no Recife e foi desenvolvido pelo consórcio das empresas Pitang Consultoria, Sunrise, Brainy Resolution e Fábrica de Negócios, com infraestrutura do Google Cloud. Atualmente, além de Maceió, o app atende diversos municípios do estado de Pernambuco, entre eles Recife, e tem previsão de expansão para outras cidades e estados do Brasil.


Ascom Uninassau Maceió


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.