OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

27/06/2020 às 14:31

Conselho Municipal de Educação aprova texto do Referencial Curricular de Maceió

Documento irá nortear o ensino de educação básica nas redes pública e privada da capital Documento irá nortear o ensino de educação básica nas redes pública e privada da capital

Delane Barros

O Referencial Curricular de Maceió (RCM), documento que está em construção no âmbito da Secretaria Municipal de Educação (Semed) desde o ano passado, foi aprovado na reunião plenária virtual do Conselho Municipal de Educação da capital (Comed), na última terça-feira (23).

Com a aprovação, o documento deve se transformar em uma resolução, para nortear as questões relacionadas às etapas e modalidades de ensino da educação básica que serão construídas em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De acordo com a coordenadora do Departamento de Ensino Fundamental da Semed, Maria José Alves Costa, que participa da construção do documento, após a resolução ser finalizada, ela será homologada e publicada no Diário Oficial do Município (DOM). Segundo a educadora, o Referencial Curricular de Maceió trata sobre ensino de jovens e idosos, educação especial, educação infantil e ensino fundamental.

Maria José explica a importância do documento para a educação pública e particular da capital alagoana, a partir da conclusão do trabalho de atualização do RCM.

“Com a implantação do RCM no sistema municipal de educação de Maceió, não somente a Rede Municipal de Ensino mas, também, a rede privada de educação infantil terá acesso ao documento na íntegra, para adequação dos Projetos Políticos Pedagógicos e sua incorporação na prática pedagógica curricular das escolas”, esclarece a coordenadora.

Ainda conforme a coordenadora, a aprovação do Referencial por parte do Comed, representa a consolidação ao que consta não apenas na BNCC, mas aos documentos curriculares da rede municipal, construídos ao longo dos últimos seis anos, bem como no Referencial Curricular de Alagoas (RecAL).


Ascom Semed


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.