OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

05/07/2020 às 17:12

Projeto Rádio Escola Maceió: secretária destaca parceria com o Estado

O conteúdo é transmitido pela Rádio Difusora AM O conteúdo é transmitido pela Rádio Difusora AM

O Projeto Rádio Escola Maceió tem sido fundamental para diminuir a distância física entre as crianças da Educação Infantil e manter a rotina de estudos dos alunos do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da Rede Municipal neset momento de pandemia e isolamento social. O conteúdo é transmitido pela Rádio Difusora AM, veículo de comunicação do Instituto Zumbi dos Palmares. O Projeto foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Estado.

A parceria pública tem custo zero e leva conteúdos criativos para os pequenos. “A equipe da Rádio Difusora tem sido de uma disponibilidade incrível. O material é diário e gravado pelo nosso pessoal em casa e enviado, muitas vezes, a noite para ser divulgado no dia seguinte. Eles têm sido muito pacientes e comprometidos. A palavra que temos para o secretário de Comunicação de Estado, Ênio Lins, o diretor-presidente do Instituto Zumbi dos Palmares, Augusto César Andrade Cruz, e o Odilon Costa, que faz os trabalhos técnicos na rádio, é gratidão”, destacou a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea.

Segundo a gestora da Semed, o rádio é um meio eficiente e que seria utilizado devido à diferença de realidade entre as crianças que estudam no setor privado. “Nossas crianças não têm computador ou um celular com acesso livre à internet e as mães vinham relatando essas dificuldades. Elas estavam tentando, dentro de suas possibilidades, mas, como o celular era pré-pago, o crédito acabava logo, a intenção era frustrada. Diante disso, pensamos e partimos para investir na experiência do rádio, seguindo o exemplo de outras cidades do interior que estão conseguindo ter sucesso na iniciativa”, destacou.

Ana Dayse – Secretária de Educação Foto:Marco Antônio/Secom Maceió


Cada audioaula tem duração de cinco a oito minutos e cada bloco de aulas, uma média de 20 a 30 minutos. Os blocos de radioaulas são veiculados na Rádio Difusora AM, às 13h30, 14h e 15h para estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os horários das 18h às 19h são para os estudantes da Ejai.

A programação para crianças difere de outras etapas de ensino, pois a Educação Infantil não trabalha com disciplinas e por esse motivo não desenvolve aulas no espaço educacional. Crianças de 0 a 6 anos não são denominadas alunos. Dessa forma, os professores apostam nas interações e brincadeiras, trabalhando também a questão pedagógica. Contações de histórias como a da Chapeuzinho Amarelo, escrita por Chico Buarque, com as ilustrações de Ziraldo, foi um dos primeiros áudios divulgados no projeto.

“Os nossos professores e servidores técnicos têm se empenhado muito. Fizemos um chamamento, pois não é todo mundo que tem a habilidade de gravar uma aula ao invés de estar em sala com eles. Eles têm se reinventado para chegar às nossas crianças, que estão em casa, fora da sala de aula, muitas vezes sem a mínima condição de estuda. Mas temos tido um retorno fantástico das mães e dos alunos maiores do quanto está sendo bom o formato e o quanto estão gostando e aprendendo”, finalizou Ana Dayse

Secom Maceió


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.