OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

17/03/2017 às 15:33

Escola 10 vai mobilizar professores articuladores em mais de 2 mil escolas

Programa Escola 10 chegará a mais de duas mil escolas estaduais e municipais de 5º e 9º anos - Valdir Rocha Programa Escola 10 chegará a mais de duas mil escolas estaduais e municipais de 5º e 9º anos - Valdir Rocha

Manuella Nobre

As mais de duas mil escolas estaduais e municipais de 5º e 9º anos que serão beneficiadas pelo Programa Escola 10 contarão com um importante aliado para a melhoria dos seus índices: os articuladores de ensino. Esta força-tarefa é composta por docentes de ambas as redes de ensino e atuará no acompanhamento pedagógico do programa, que está dividido em três eixos: pedagógico, avaliativo e didático. 

De acordo com o superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ricardo Lisboa, os articuladores de ensino terão papel estratégico na obtenção das metas previamente estabelecidas, pois atuarão junto à equipe gestora da escola no acompanhamento e formação dos demais professores de Língua Portuguesa e Matemática. Consequentemente, os professores que passarem por estas capacitações ministrarão oficinas com os 80 mil estudantes que serão contemplados pelo programa. Nestas oficinas, trabalharão estratégias para sanar as deficiências de aprendizagem nestas duas disciplinas.

O superintendente informa que todos os envolvidos no acompanhamento pedagógico passarão por formação. “Os técnicos do Neap [Núcleo Estratégico de Acompanhamento Pedagógico] e do Núcleo de Sistemas das Gerências Regionais de Educação (Geres) já receberam formação e agora formarão os articuladores de ensino das secretarias municipais (Semeds), que repassarão para os articuladores das escolas municipais”, explica.

Frentes de trabalho 

Ainda segundo Lisboa, no eixo pedagógico, o programa terá duas frentes de trabalho. A primeira será a realização de duas avaliações diagnósticas externas para alunos dos 5º e 9º anos das escolas da rede estadual e municipais que aderirem ao programa, uma em cada semestre deste ano. E a segunda, material didático – quatro cadernos, dois de Português e dois de Matemática - e formações.

“Todas as ações previstas no Escola 10 fazem parte de um grande planejamento, estruturado desde o ano passado, com foco na qualidade da educação, inclusive as metas pactuadas com cada município. E praticamente 100% destes já atenderam ao chamado da Seduc”, conta Ricardo.

Lançamento 

Uma iniciativa do Governo de Alagoas, o Programa Escola 10 vai mobilizar Estado e Municípios na busca por melhorias na qualidade de ensino da rede pública, um investimento que totaliza R$ 30 milhões. A cerimônia de lançamento ocorre nessa sexta-feira (17), a partir das 14h, no Centro de Convenções de Maceió.​

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.