OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de abril de 2024

Notícias

18/07/2016 às 08:41

Escolas da rede estadual participam de fórum sobre Ensino Integral

Evento vai discutir experiências em ensino integral que propõem uma formação mais ampla para o aluno - Fotos: Valdir Rocha Evento vai discutir experiências em ensino integral que propõem uma formação mais ampla para o aluno - Fotos: Valdir Rocha

Ana Paula Lins

Nos dias 20 e 21, o Centro de Formação Ib Gatto (Cenfor), no Cepa, sediará o I Fórum Alagoano das Escolas de Ensino Integral. O evento é uma inciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Instituto Inspirare – organização que apoia inovações e ações empreendedoras para a melhoria da Educação no Brasil - e visa discutir as práticas em ensino integral da rede pública estadual, bem como compartilhar experiências vivenciadas em 17 escolas estaduais – 14 que já adotam o sistema de ensino integral com cursos profissionalizantes e outras três de referência.

Na ocasião, gerentes regionais de Educação, técnicos pedagógicos, diretores, professores e alunos participarão de palestras, dinâmicas e discussões acerca de temas como protagonismo juvenil, participação da família e comunidade na escola, dentre outras temáticas. Durante o fórum, também haverá a apresentação de um curso à distância sobre ensino integral.

O fórum é consequência de um processo de formação com as escolas de ensino integral que teve início no começo de 2016 e terá continuidade no decorrer do ano. “Este será o primeiro dos dois fóruns que realizaremos. Nosso propósito é apoiar as escolas no processo de implementação do ensino integral e, para isso, estamos reunindo docentes, discentes e gestores destas 17 unidades de ensino. Acreditamos que será um momento muito rico, de partilha, onde enxergaremos a escola a partir de diferentes olhares”, avalia a secretária-executiva da Educação, Laura Souza.

Ensino Integral – Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), o conceito de ensino integral vai além da ampliação de jornada para alunos da Educação Básica: ele consiste na oferta de uma educação mais ampla, que atende a uma formação integral do aluno, trabalhando diversos aspectos do desenvolvimento humano e unindo família, escola, comunidade e cidade em um grande projeto de aprendizagem.


Ascom SEE

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.