OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Esporte

18/09/2017 às 18:36

Governador inaugura Centro do Esporte e Lazer e destaca ações inclusivas do Estado

Projeto de reestruturação do antigo Parque da Lagoa, fechado há mais de 10 anos, foi retomado pelo Governo e vai beneficiar mais de 80 mil moradores de Bebedouro (Fotos: Thiago Sampaio) Projeto de reestruturação do antigo Parque da Lagoa, fechado há mais de 10 anos, foi retomado pelo Governo e vai beneficiar mais de 80 mil moradores de Bebedouro (Fotos: Thiago Sampaio)

Petrônio Viana

Mais de 80 mil alagoanos residentes no bairro do Bebedouro, em Maceió, foram beneficiados com a inauguração do Centro Estadual do Esporte e Lazer (CEEL), entregue à comunidade nesta segunda-feira (18), pelo governador Renan Filho. O resgate do antigo Parque da Lagoa, de acordo com o governador, integra uma série de ações inclusivas executadas pelo Governo do Estado, culminando no ano do bicentenário de Alagoas.

Fechado há cerca de 10 anos, o antigo Parque da Lagoa havia sido adquirido pelo Estado em 2006 e ficou abandonado até 2015, quando o projeto de reestruturação do espaço foi retomado, sob a responsabilidade da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj). As obras tiveram início em dezembro de 2016, com investimento de R$ 900 mil.

“Nós estamos com muitas realizações em 2017, inclusive com a inauguração do CEEL. Esse equipamento estava abandonado há muito tempo, como muita coisa em Alagoas. Este é o mês do bicentenário da emancipação e iniciamos mais uma semana com uma nova inauguração, desta vez no campo do esporte. Uma senhora me parou quando eu cheguei e disse que aqui na Chã de Bebedouro é preciso fazer umas escadarias e ela quer que a gente traga o programa Vida Nova nas Grotas pra cá. Uma das coisas mais gratificantes pra mim, neste momento duro que o país tem vivido, é que as pessoas acreditam nos programas que temos lançado, pedem por eles. É assim com o Centro Integrado de Segurança Pública, com a Força Tarefa, com o Vida Nova nas Grotas, com as escolas de tempo integral e com o Pró-Estrada”, disse Renan Filho.

“Temos aqui o primeiro Centro de Esporte e Lazer, uma iniciativa que, tendo sucesso, poderá ser replicada em outras localidades. Na Educação estamos fazendo os Centros de Ensino Integrado, os CEI. Aqui em Maceió teremos dois. O Jeal ressurgiu e estamos vendo os garotos alagoanos subindo no pódio em várias competições nacionais. Eu acho que o esporte e a educação têm que caminhar juntos, para que possamos utilizar espaços que nós já temos. As escolas também são bons espaços. Iniciamos o nosso Governo com 32 ginásios esportivos nas escolas de Alagoas. Construímos mais 65 e vamos construir mais 35 no ano que vem. Isso é uma grande mudança; é o investimento chegando a todas as áreas para levar o esporte ao jovem. Nada inclui mais socialmente do que o esporte e cultura para a criança”, disse o governador.

A área onde está instalado o Centro Estadual de Esporte e Lazer tem 20 mil metros quadrados e conta com dois campos de futebol, piscinas, quadra, campo de areia, entre outras instalações esportivas, além de vestiários, espaços de lazer e salas de informática. De acordo com a secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, o CEEL também vai oferecer cursos e oficinas de qualificação para a comunidade.

“O centro será o 10º núcleo do projeto ‘Na Base do Esporte’ em Maceió. Aqui, nos finais de semana, em parceria com a Associação Comunitária Social da Chã de Bebedouro e a Associação dos Moradores do Bebedouro, o espaço será uma área de lazer para a comunidade, com frequentadores cadastrados e com carteirinhas de acesso. Hoje também estamos abrindo as inscrições para os dois primeiros cursos que realizaremos aqui, de Mosaico e do Juventude Empreendedora”, explicou Cláudia Petuba.

“Esta área havia se transformado em local de tráfico e consumo de drogas; um verdadeiro risco para os moradores do Bebedouro. Estávamos dispostos a só reabrir este espaço quando pudéssemos oferecer um local com segurança e dignidade para a comunidade. E, hoje, estamos aqui, em um espaço que transmite o carinho e o respeito que o governo Renan Filho tem com a população”, disse a secretária.

O presidente da Associação Comunitária Social da Chã de Bebedouro, Heleno Alves, lembrou a luta da comunidade pela recuperação do espaço. “Este é um momento muito significativo, quando comemoramos o bicentenário de Alagoas e recebemos essa obra que só traz benefícios para os moradores do bairro. Passamos uma década lutando para ter esse espaço de volta e o governador Renan Filho abraçou a causa e aqui estamos. Agora, vamos nos organizar para preservar esse espaço, que não serve apenas para o esporte e o lazer, mas para a inclusão da juventude local”, disse.

Segundo o governador Renan Filho, as iniciativas inclusivas tomadas pelo Governo do Estado, como a inauguração do CEEL, têm a capacidade de resgatar a autoestima do alagoano.

“Estamos no bairro mais tradicional da nossa capital, o Bebedouro. Maceió surgiu aqui. Essa área estava abandonada e, agora, vai ser área para esporte, para cultura, para inclusão social, para formação profissional, para o programa Juventude Empreendedora. Quando a pessoa que mora ali em frente abre a janela de casa e vê um equipamento como esse, ela sabe que o Estado existe, que está no bairro dele, que o filho dela vai praticar esporte, fazer educação física, ser incluído. Isso é muito importante. Alagoas precisa mesmo disso, precisa de um resgate da sua autoestima”, observou Renan Filho.

Além do governador Renan Filho e da secretária Cláudia Petuba, a cerimônia reuniu o deputado estadual Dudu Holanda; as secretárias de Estado da Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt, e da Mulher e Direitos Humanos, Cláudia Simões; o secretário da Comunicação, Enio Lins; o coordenador estadual da Defesa Civil, major Moisés Maia; o presidente da Fapeal, Fábio Guedes; os vereadores Ronaldo Luz e Francisco Sales, representantes do Ministério dos Esportes, líderes comunitários e dirigentes de federações e associações esportivas de Alagoas.






Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.