OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 17 de abril de 2024

Esporte

16/04/2018 às 17:01

Judô na Guarda Municipal transforma realidade local

Aulas acontecem segunda, quarta e sexta à noite Aulas acontecem segunda, quarta e sexta à noite

O Candido Grupo de Judô é um projeto social que, desde o ano de 2010, une crianças, jovens e adultos para a prática do judô. As aulas são ministradas gratuitamente na sede da Guarda Municipal, sempre durante as noites de segunda, quarta e sexta feira. Seu fundador, o guarda municipal Irã Candido, revela que tudo começou durante um curso de defesa pessoal, quando conseguiu a doação de 11 kimonos. Esse foi o número de participantes no início e todos eram crianças. Atualmente são 103 integrantes, entre instrutores e alunos das mais variadas faixas etárias.

Candido informa que o projeto atende estudantes de escolas públicas e particulares, guardas municipais e seus parentes, e pessoas da comunidade local, incluindo até mesmo famílias inteiras. “Nosso objetivo é formar o cidadão e o judô é ideal para isso porque traz em sua própria essência que é a ajuda mútua, tanto que seus principais pilares são: progresso e prosperidade mútua e melhor uso da força”, ressalta. No idioma japonês Judô, ou Juu Dou, significa ‘caminho suave’ ou ‘caminho da suavidade’. Por meio dele, é possível fortalecer corpo, mente e espírito de forma integrada, preparando seus praticantes para uma convivência harmônica em seu ambiente social e estimulando uma competição sadia.

O instrutor revela que os pais relatam as mudanças no comportamento dos filhos. “Os alunos ficam interessados em pesquisar sobre os atletas que admiram, seu estilo de vida, alimentação, treino, tempo de sono. Assim, tiramos o foco das coisas negativas e redirecionamos para o lado do bem”, destaca. Além das aulas, o instrutor leva os alunos para competições e, quando não estão participando, assistem, veem como funciona a organização, a elaboração da súmula, o sistema de placar. “Sem precisar forçar nada, eles mesmos ficam motivados a estudar e chegar à universidade. Temos muitos ex-alunos que já conquistaram esse sonho”, diz.

Os alunos tambem querem superar os limites e alcançar bons resultados nos torneios. “Temos atletas com excelentes resultados nas competições em outros estados do Brasil. São mais de 20 campeões brasileiros, além dos campeões norte-nordeste. Por exemplo, a seleção alagoana que participou do campeonato brasileiro no ano passado era formada por 70 atletas, dos quais 56 eram do projeto da Guarda Municipal”, destaca o guarda nunicipal.

Motivação

A menina Lauany Gonçalves de Holanda Cavalcante tem 11 anos, está cursando o 6º ano e revelou seus sonhos: “quero participar de olimpíadas de judô e seguir a carreira militar”. Victor Henrique Torres tem 13 anos, faz parte do grupo há três anos e acredita que “o judô é uma arte que vai ajudar muito para um futuro melhor”. A dedicação dele é tão grande que serviu de inspiração para a irmã, Vanessa Isabella, de 7 anos, e o pai, o guarda municipal Charles Henrique da Silva Sanches, que tambem já fazem parte da equipe de alunos.

Para Charles Sanches, o judô foi uma oportunidade de voltar à atividade física, que havia abandonado por causa de um problema no joelho. “O judô é uma atividade muito importante que reúne participantes de todas as idades e condição social; para as crianças, é um exercício de cidadania”, ressalta. O guarda municipal Irã Candido Teles da Silva, fundador do projeto, é Faixa Preta Sexto DAN de Judô e iniciou sua carreira no Judô aos nove anos, após receber o diagnóstico de que não poderia praticar nenhuma modalidade esportiva em decorrência de problemas de saúde na infância. Já conquistou títulos em competições estudantis, municipais, estaduais, nacionais e internacionais.

Entre os destaques de seu currículo estão a criação do Instituto Cândido Teles;  a coordenação de eventos na Federação de Esportes Colegiais, Federação Universitária, Federação e Liga confederada de Judô. Além de já ter sido técnico da seleção alagoana e da seleção brasileira de Judô. Recentemente, foi Destaque do Judô, no Prêmio Melhores do Ano 2017, promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Para o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto, o projeto tem grande relevância porque promove integração entre a corporação e a comunidade, com foco na disciplina, educação e respeito. “Esse trabalho do Irã possibilita a inclusão social. Seu esforço e dedicação são reconhecidos nacionalmente e a principal motivação para participar é saber que essa é uma oportunidade de contribuir com a formação de nossas crianças, jovens e adultos que vêm praticar um esporte tão transformador como é o judô”, conclui.

Como participar

Qualquer pessoa pode participar, basta comparecer à sede da Guarda Municipal, no bairro do Vergel, durante o horário das aulas, acompanhado por um dos pais ou responsável legal para autorizar. Deve levar cópia e original da certidão de nascimento ou documento de identificação. No local, haverá uma entrevista na qual serão avaliados itens como: cartão de vacina atualizado, se o menor vai à escola, e como é seu comportamento. “Não é para chegar já pronto, não. Criança inquieta é normal, saudável e também é ótima para a prática do esporte”, acredita.

Quem tiver interesse em ajudar com a doação de tatames, tecidos para confecção de kimonos, ou kimonos prontos, inclusive usados e em bom estado de conservação, pode fazer contato pelo telefone 99922-5179 ou pelo email [email protected].

Fonte: Secom Maceió


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.