OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de abril de 2024

Esporte

26/04/2018 às 13:00

Mais de 4 mil atletas disputam etapa regional dos Jogos Estudantis de Alagoas

Etapa regional terá disputa das modalidades coletivas Etapa regional terá disputa das modalidades coletivas

Manuella Nobre

Cerca de 4.500 atletas disputarão a etapa regional da edição 2018 dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal). Esta fase contempla apenas modalidades coletivas – futsal, voleibol, basquete e handebol – e segue o padrão estabelecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ). Este ano, foram 450 competidores a mais do que o ano passado, com destaque para a modalidade futsal.

De acordo com o coordenador-geral do Jeal, Henrique Vilela, os inscritos nos esportes individuais avançam direto para a etapa estadual, junto com as equipes campeãs de cada modalidade e categoria de cada uma das 13 Gerências Regionais de Educação (Geres) na regional.

Jeal 2018 / (Fotos: Valdir Rocha)

“Após a conclusão das inscrições, definição dos quantitativos e equipes, o próximo passo agora é preparar logística para as competições, que inclui, dentre outras medidas, definir os municípios-sede, além do congresso técnico, no dia 16 de maio, na 13ª Gere, em Maceió, onde teremos o sorteio de grupos e elaboração das tabelas”, explicou Vilela, em reunião com os coordenadores de cada regional nesta quarta-feira (25), no Cepa.

Credibilidade

Para Lucimar Ferreira, coordenador regional dos jogos pela 7ª Gere, o número de inscritos vem se superando a cada ano, em virtude do incentivo e credibilidade da competição.

Jeal 2018 / (Fotos: Valdir Rocha)

“Este ano teremos 746 atletas na disputa, somando modalidades individuais e coletivas. No ano passado foram 306. Mas já chegamos a ter apenas sete equipes representando a Gere em uma edição. Atribuo este crescimento à motivação, incentivo e credibilidade de todos os envolvidos”, declara Lucimar, que há 12 anos trabalha na organização dos jogos na região do Vale do Mundaú.

Outra Gere que dobrou o número de participantes com relação à edição anterior foi a 10ª Gere, no Litoral Norte: foram 280 inscritos, 152 a mais em relação aos 128 atletas de 2017. É o que informa o coordenador local dos jogos, Roney Petson. “O incentivo das escolas, da gerência regional e o apoio da equipe organizadora foram imprescindíveis”, diz.

Descentralização

Quem também comemorou o crescente número de participantes foi a superintendente do Sistema Estadual de Educação na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Wilany Felix. “Estamos com a melhor expectativa possível para os Jogos. Este ano, estamos com a proposta de descentralizar a competição na fase estadual, com uma das modalidades sendo disputada fora de Maceió”, adianta Wilany.

Ascom Seduc


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.