OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Esporte

28/09/2016 às 14:03

CSA tenta quebrar escrita e conquistar o título brasileiro fora de casa

Nas 3 oportunidades na Taça de Prata, da década de 80, Azulão acabou sendo derrotado

Time base do CSA em 1981: Em pé: Jorginho, Flávio, Veiga, Felipão, Geraldo e Zé Luiz; agachados: Jacozinho, Freitas, Dentinho, Rommel e Mug. (foto: Museu dos Esportes/Acervo) Time base do CSA em 1981: Em pé: Jorginho, Flávio, Veiga, Felipão, Geraldo e Zé Luiz; agachados: Jacozinho, Freitas, Dentinho, Rommel e Mug. (foto: Museu dos Esportes/Acervo)

Smack Neto

O CSA terá um dos jogos mais importantes da sua história recente. No próximo sábado (1), o Azulão vai até o Estádio da Cidadania, encarar o Volta Redonda pela final do Campeonato Brasileiro da Série D, às 21h. Após o empate em 0x0 no Rei Pelé, o Azulão terá a missão de tentar conquistar a taça fora de casa, quebrando uma tabu de nunca ter conquistado ao menos um empate em decisões de Brasileiro atuando longe de Maceió.

Isso porque, na década de 80, o Azulão disputou 3 finais de campeonato nacional, a Taça de Prata, que era uma espécie de Série B da época. E nas 3 vezes, o CSA não conseguiu confirmar o título fora de casa após atuar em seus domínios.

Em 1980, o Azulão chegou a decisão diante do Londrina. Na primeira partida, no Rei Pelé, empate por 1x1, com gols de Dentinho para o CSA e Paulinho para o Londrina. Na volta, a equipe comandada por Peu não conseguiu superar os paranaenses e acabou sendo derrotada por 4x0, com gols de Zé Antônio, Lívio e Paulinho (2x).

Já em 82, o CSA chegou a mais uma final, dessa vez contra o Campo Grande, do Rio de Janeiro. A primeira partida ficou marcada na história Azulina como o “jogo da virada”, já que o CSA saiu perdendo por 3x1 e depois do intervalo, virou a partida para 4x3. Destaque para o meia Rommel, que marcou 3 gols na partida, além de Zé Carlos, que fez o da virada. Mesmo com a vantagem na primeira partida, o CSA acabou perdendo o jogo da volta por 2x1. Na época, o regulamento previa um terceiro jogo em caso de empate no número de pontos. A melhor campanha do Campo Grande garantiu a decisão em território fluminense, onde o CSA acabou perdendo por 3x0.

A última decisão da Taça de Prata que o CSA disputou foi em 1983. O Azulão chegou a final contra o Juventus-SP. Novamente, o primeiro jogo em casa, onde o CSA conquistou uma boa vitória por 3x1, novamente com destaque para a atuação de Rommel, um dos principais jogadores da história Azulina. No jogo de volta em São Paulo, o CSA teve uma péssima atuação e acabou perdendo por 3x0, levando a decisão para o jogo desempate. Na partida decisiva, em um jogo duro, o Azulão acabou perdendo por 1x0 com um gol de pênalti e viu o seu sonho de se tornar campeão brasileiro terminar em tristeza.

O objetivo do atual grupo Azulino é fazer justiça a nomes como Peu, Rommel e Jacozinho, trazendo a taça de campeão Brasileiro para o Mutange. Para sair de Volta Redonda com o título o CSA terá de vencer ou pode empatar com gols. Um empate sem gols leva a decisão para a cobrança de pênaltis.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.