OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

19/08/2018 às 17:56

Bella Falconi ensina como controlar a ansiedade através da alimentação

A nutricionista e life coach Bella Falconi fala sobre como controlar a ansiedade através da nutrição A nutricionista e life coach Bella Falconi fala sobre como controlar a ansiedade através da nutrição

A vida moderna é repleta de males, entre eles a depressão e a ansiedade, que já vem sendo apontada como o novo mal do século 21. Segundo a Liga Acadêmica de Saúde Mental LISAN, 80% da população mundial é afetada pela ansiedade. Isso é uma desordem de proporções jamais vistas.

A influenciadora digital e nutricionista Bella Falconi, postou em seu blog no UOL / Viver Bem, dicas para controlar a ansiedade através da alimentação: "toda essa pressão e opressão da vida moderna, por resultados e metas as vezes não alcançáveis em curto prazo, quando vista de forma holística, mostra porque muitos estão rendidos a um sentimento de frustração e baixa autoestima. Pessoas de todas as idades e classes sociais". afirma Bella.

Ela também afirma que estudos apontam que melhorar a alimentação e os hábitos alimentares, pode ajudar a reduzir a ansiedade: "O Brasil é o país que mais consome ansiolíticos como fluoxetina e clonazepam no mundo, e acredito que precisamos mudar essa estatística, reduzindo o consumo dessas substancias, e encontrando qualidade de vida em opções naturais e saudáveis de vida e alimentação. A seguir, trago quatro dicas nutricionais que podem ajudar você a entrar no eixo, reconquistar o seu equilíbrio”.

Confira as dicas de Bella Falconi para controlar a ansiedade através da alimentação:

1. Estabeleça rotina para suas atividades e hábitos alimentares.

Não adianta fazer dieta e comer tudo que encontrar pela frente de uma vez. Isso não é saudável. Descontar a sua ansiedade na comida não é a solução. Estabeleça horários regulares para alimentar-se de porções menores, em vez de comer porções enormes em horários aleatórios por conta da rotina profissional e pessoal. Discipline-se com a comida e isso será uma porta de entrada para ter mais auto-controle e menos ansiedade na vida.

2. Prefira alimentos frescos e não processados.

Alimentos orgânicos e frescos como legumes, cereais integrais, frutas, laticínios e carnes contém todos os nutrientes que nosso organismo precisa para funcionar bem, com disposição e bom humor. Por outro lado, alimentos industrializados com alto teor de processamentosão ricos em aditivos químicos (corantes, aromatizantes e conservantes), que podem prejudicar o sistema nervoso, e favorecer inflamações. Sempre que possivel, opte por alimentos mais naturais, e isso fará uma diferença em seu equilíbrio hormonal, químico e mental.

3- Aumente a ingestão de alimentos que contenham omega-3

Estudos tem indicado que a ingestão regular de alimentos que sejam ricos em ácidos graxos favorecem muitas coisas, inclusive o controle da ansiedade. Os ácidos graxos ômega-3 tem um impacto positivo nos transtornos de ansiedade, incluindo a redução dos níveis de cortisol e noradrenalina (desencadeadores do estresse), e o aumento das ligações de dopamina (neurotransmissor do prazer), o que melhora a resposta do corpo e da mente ao estresse.

Acrescente à sua dieta mais peixes, como sardinha, salmão e atum; oleaginosas, como nozes, pistache, avelãs e amêndoas; azeite de oliva; sementes de linhaça e chia.

4. Tenha mais alimentos ricos em magnésio e complexo B na sua dieta

A partir do momento que voce aumenta a ingestão desses dois nutrientes, isso favorece a conversão no seu organismo do triptofano em serotonina, um neurotransmissor que regula o humor. Além disso, a deficiência de magnésio no organismo pode levar à estágios de depressão e de ansiedade. Alimentos como nozes como gergelim, semente de girassol, castanha, amendoim, banana, alcachofra, espinafre, beterraba, iogurte natural e cereais integrais são boas fontes destes nutrientes.

Fonte: MF Press Global


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.