OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

10/01/2020 às 10:32

Esculturas do Alagoas Feita À Mão recebem iluminação através da energia solar

Escultura 'A Sereia' foi uma das primeiras peças do Circuito Alagoas Feita à Mão iluminadas pelo sistema de energia solar Escultura 'A Sereia' foi uma das primeiras peças do Circuito Alagoas Feita à Mão iluminadas pelo sistema de energia solar

Letícia Cardoso

As esculturas do circuito Alagoas Feita À Mão, localizadas em Maceió, receberam um reforço à sua beleza: elas foram iluminadas por uma fonte de energia renovável, através de uma placa solar.  A iniciativa é um projeto-piloto desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com a empresa I9 Ambiental.

O sistema, executado pela Superintendência de Energia e Mineração (Suem), é independente – não necessita do fornecimento de nenhuma distribuidora de energia - e utiliza os recursos naturais em prol das atividades do estado. Próximo a cada uma das estátuas foi instalada uma placa que capta energia solar para que, durante o dia, ela possa absorvê-la, e, à noite, funcionar como uma espécie de bateria sendo capaz de iluminar as peças.

‘A Sereia’, do Mestre Zezinho, localizada na Orla de Pajuçara, e ‘O Leão’, do Mestre André da Marinheira, no Pontal da Barra, foram os primeiros a receber este recurso durante o período de Natal e Ano Novo do ano passado.

Esculturas 'A Sereia' e 'O Leão' foram as primeiras peças do Circuito Alagoas Feita à Mão iluminadas pelo sistema de energia solar

“Nós temos abundância de recursos naturais com a predominância do sol durante todo o ano; esta riqueza é um diferencial enorme para nosso Estado no que se refere às fontes alternativas de geração de energia. Esse projeto, portanto, segue a conduta adotada pelo Governo de Alagoas em trabalhar para que continuemos avançando e nos desenvolvendo, mas respeitando o ambiente e a sociedade, estimulando em paralelo boas práticas no estado”, pontua Caio Uchôa, superintendente de Energia e Mineração.

O Beijo, da Mestra Dona Irinéia, na Jatiúca, e o Boi, do Mestre João das Alagoas, no Jaraguá, também receberão o mesmo sistema de iluminação, que já está em fase de implantação.

Energia renovável em Alagoas

Alagoas possui uma matriz energética com uma participação consolidada de energia limpa. Isso quer dizer que quase 80% do que é gerado no estado é feito com fontes renováveis, em maioria com geração hidráulica e sucroenergética.

Antes mesmo da energia solar ser utilizada para iluminar as esculturas do circuito Alagoas Feita À Mão, outros projetos já contaram com sistemas sustentáveis. Desde 2016, a Sedetur, por meio da Suem, constrói parcerias com iniciativas que utilizam energia solar, beneficiando comunidades, associações e cooperativas com energia elétrica, térmica, captação de água e iluminação pública.

Essas parcerias já possibilitaram a entrega de 12 sistemas que atendem mais de 300 famílias em Maceió e nas regiões do Sertão, Agreste, Litoral Norte e Zona da Mata.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.