OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

21/01/2020 às 21:27

Empresas adotam ferramentas modernas para recrutar talentos

Além de registrar currículos, plataformas online já executam testes para verificar perfil do candidato Além de registrar currículos, plataformas online já executam testes para verificar perfil do candidato

Com a transformação digital, vários comportamentos estão mudando no cotidiano e no mundo dos negócios, chegando até às formas de recrutar e selecionar talentos para empresas. Algumas empresas, aqui mesmo em Alagoas, utilizam plataformas como o LinkedIn para garimpar currículos dentro do perfil desejado, enquanto outras preferem desenvolver canais próprios em seus sites ou redes sociais, que também servem para a divulgação de vagas.

Pequenas ou grandes, cada vez mais as empresas adotam ferramentas virtuais neste processo. A Pointer, fábrica de revestimentos cerâmicos em Marechal Deodoro, conta com um site exclusivo https://jobs.kenoby.com/pointer para que os interessados acompanhem a oferta de vagas e possam enviar currículos de acordo com as áreas.

Já a Maritime Ship Service, em Maceió, deu um passo além do mero registro de currículos. Além da oferta de vagas em seu site, a empresa adotou uma plataforma de recursos humanos que vai permitir, no momento em que o profissional interessado cadastre seu currículo, que ele já responda um pequeno questionário para levantar seu perfil profissional.

“Somos uma empresa bem dinâmica, três palavras são as que mais falamos aqui: solução, agilidade e flexibilidade. Queremos pessoas que ofereçam soluções para nós e, assim, podermos dar a solução ao cliente. Crescemos 30% em 2019 e já estamos construindo novas salas na empresa, diante das contratações que faremos para continuarmos atendendo nossos clientes com agilidade”, relatou Thiago Nascimento, diretor da Maritime.

Profissionais interessados em entrar para o time da fornecedora de produtos e serviços a embarcações em portos do Nordeste podem acessar a plataforma da Maritime pelo link: https://jobs.solides.com/maritime. Há vagas abertas, no momento.

Precauções na seleção

Antes de utilizar essas ferramentas online, os gestores necessitam ter em mente as habilidades, conhecimentos e atitudes que os funcionários precisam para exercer as atividades na empresa e, assim, traçar o perfil ideal para a vaga, evitando uma contratação equivocada. Outro ponto de atenção é que, devido ao poder de viralização da internet, é preciso estar pronto para receber uma “enxurrada” de currículos.

“Com um volume maior de currículos, a tendência é que apareçam alguns que não estão aderentes ao perfil selecionado. Com a alta taxa de desemprego, pode ser que a empresa abra seleção para determinada vaga e candidatos sem a devida afinidade acabem se inscrevendo. É importante tomar cuidado para separar essas propostas e não perder tempo selecionando muitos currículos”, afirmou Maurício Oliveira, da MAMO Consultoria e Assessoria.

Mesmo assim, o consultor defende que ferramentas online são uma boa solução para agilizar o processo seletivo. “Pequenas empresas que ainda não têm essa estruturação podem usar os serviços de empresas especializadas em recrutamento e seleção, que são capazes de emitir laudos sobre a análise comportamental e holística do candidato à vaga. É um investimento que o empresário faz para que o recrutamento e a seleção sejam ainda mais assertivos”, frisou Maurício Oliveira.


Algo Mais Consultoria e Assessoria

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.