OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

29/05/2020 às 17:40

Como evitar acidentes com a energia elétrica ao construir ou reformar

Equatorial alerta que população deve redobrar os cuidados ao realizar obras ou reparos dentro de casa Equatorial alerta que população deve redobrar os cuidados ao realizar obras ou reparos dentro de casa

Com a recomendação do isolamento social, os alagoanos têm passado mais tempo em casa e é natural que as pessoas aproveitem esse tempo adicional para tirar projetos do papel e realizar obras e reparos pendentes. Entretanto, nesse momento de quarentena os cuidados com a segurança em atividades que precisam de energia elétrica não podem ser deixados de lado. Por isso, a Equatorial Energia Alagoas faz o alerta para que pessoas possam executar os serviços de forma segura e assim evitem acidentes.

O executivo de Segurança da Equatorial, Rafael Clemente, destaca que nas últimas semanas, notícias sobre acidentes com a energia envolvendo a população dentro de casa se tornaram bastante recorrentes. Ligações clandestinas e o manuseio de aparelhos eletrônicos próximos a água estão entre as principais causas.

“Infelizmente é muito comum as pessoas iniciarem obras sem solicitar o pedido de ligação a Equatorial e fazerem arranjos na hora que precisam usar a energia durante a construção. As gambiarras sempre apresentam uma falha no padrão técnico e de segurança da instalação, o que coloca em risco a vida das pessoas”, explicou.

Clemente explica que os acidentes mais comuns durante essas intervenções indevidas na rede são o choque elétrico, curto circuito e incêndios com potencial de causar morte. “Além de ser crime previsto artigo 155 do Código Penal Brasileiro, a ligação clandestina afeta a qualidade do fornecimento e pode aumentar as interrupções no sistema de distribuição de energia elétrica causados por diversos problemas como falta de energia, rompimento de condutores e queima de equipamentos”, reforçou.

De acordo com o executivo, ao fazer pequenos reparos, mesmo com as instalações de energia regularizadas, é necessária atenção e respeitar a distância mínima para a rede da Equatorial. Dessa forma é possível evitar contato acidental de escadas e andaimes com a rede elétrica. E se for instalar uma antena, é preciso ter cuidado para não colocar próximo à rede elétrica, pois há risco de contato na fiação e consequente choque.

É preciso ter cuidado ao utilizar aparelhos eletrônicos em locais úmidos. A água e energia não combinam e potencializam o risco de acidentes. Por isso, é importante evitar tocar os equipamentos com as mãos e/ou pés molhados e realizar consertos em instalações elétricas próximo a locais com armazenamento de água, como caixas d’água e piscinas. Além disso, recomenda-se usar calçado de borracha na hora de fazer qualquer reparo que envolva energia, a fim de minimizar o risco de acidentes.

Rafael reforça que não se deve fazer improvisações, como desencapar fios e conectá-los, nem utilizar fios emendados. Chama atenção também ao uso do famoso “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. A empresa recomendar a utilização do filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo.

A Equatorial orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora pelo telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia.


Ascom Equatorial Alagoas 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.