OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

22/01/2018 às 18:48

Núcleo de ensino a distância da Esmal lança seu primeiro curso

EAD chega ao Judiciário alagoano com capacitação sobre o SAI EAD chega ao Judiciário alagoano com capacitação sobre o SAI

    Primeiro curso promovido pelo Núcleo de Ensino a Distância (Nead) da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) inicia inscrições nesta quinta-feira (25).  Na capacitação, o professor Cleiton Falcão irá detalhar como utilizar de forma eficiente o Sistema Administrativo Integrado (SAI), o Sistema de Virtualização dos Processos Administrativos e o Portal do Servidor, além de apresentar as principais resoluções e atos normativos do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). 

    Serão oferecidas 120 vagas para o treinamento, cujas aulas acontecem a partir do mês de fevereiro. Mais informações sobre este e outros cursos a distância oferecidos pela Escola da Magistratura serão divulgadas nas próximas semanas, nos sites da Esmal e do TJ/AL.     O Ensino a Distância (EAD) chega ao Judiciário alagoano com o intuito de interiorizar o acesso ao conhecimento, aprimorando e expandindo as possibilidades de capacitação para magistrados e servidores. 

    O software Moodle, que é livre e gratuito, será utilizado pelos professores e cursistas para interagir em salas de estudo on-line, criar fóruns para debates e acessar o material didático.     De acordo com o magistrado Gustavo Lima Souza, coordenador do Nead, o Judiciário investiu em pesquisas e procurou conhecer experiências de sucesso em todo o país antes de oferecer a modalidade para seus servidores e magistrados. 

    “Não tenho dúvida de que o EAD é um caminho muito eficaz de ministrar conteúdos, razão pela qual tem potencialidade real de atualizar servidores e magistrados do Judiciário alagoano de várias maneiras”, afirmou o juiz.     Para que o EAD se tornasse uma realidade no Judiciário alagoano, foi necessário estruturar um espaço com o material necessário para gravar as aulas, bem como capacitar profissionais para utilizar e gerenciar as tecnologias que viabilizam a aplicação do método. 

    Para garantir que todas as especificidades técnicas fossem atendidas, profissionais da Diretoria de Tecnologia da Informação (Diati), do Departamento Central de Engenharia e Arquitetura (DCEA) e da Diretoria de Comunicação (Dicom) do TJ/AL vêm trabalhando há cerca de um ano, de forma multidisciplinar, na implantação do Núcleo.

Capacitações de lançamento 

    Investir em tecnologia para capacitar profissionais é uma forma moderna de ampliar o acesso ao conhecimento. Além disso, com a aprovação, no mês de junho, da lei de reestruturação das carreiras dos servidores, que condiciona a ascensão funcional à realização de ciclos de capacitações, a implantação do EAD se tornou ainda mais essencial na Justiça de Alagoas.

    Segundo o magistrado Gustavo Souza, o EAD é uma forma democrática de dar sequência à política de interiorização e expansão dos serviços prestados pela Escola da Magistratura. “Todos terão a oportunidade de crescimento profissional de forma igualitária, não importando se o servidor reside em Maceió ou em Água Branca, que é a comarca mais distante da capital”, disse.

    A perspectiva é de que os cursos de EAD abranjam um largo espectro de interesses dos servidores e magistrados do TJ/AL, já identificados em consultas públicas ocorridas nos últimos anos. 

    O primeiro curso a ser lançado na área do Direito será  sobre atos e prazos processuais, ministrado pelo juiz Gustavo Souza, que abordará, especialmente, os tópicos relacionados com os atos de competência dos servidores e a discussão a respeito das modificações impostas pelo novo Código de Processo Civil (CPC).

    Já no que diz respeito ao equilíbrio pessoal e gerenciamento de carreira, será disponibilizado um curso com o tema “Gestão do tempo e produtividade”. Nele, a coach Moacyra Rocha, que é consultora, escritora e professora, irá trabalhar o processo de autodescoberta do servidor público, que enquanto ser humano deve buscar a evolução contínua em sua vida pessoal e profissional. 

Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.