OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

19/03/2018 às 16:30

TJ premia servidores que contribuíram com Coleta Seletiva Solidária

Presidente Otávio Praxedes, servidora Ivana Andrade e o juiz José Afrânio dos Santos Oliveira. (Foto: Maikel Marques) Presidente Otávio Praxedes, servidora Ivana Andrade e o juiz José Afrânio dos Santos Oliveira. (Foto: Maikel Marques)

Graziela França - Dicom TJ/AL

Com o objetivo de ajudar na preservação do meio ambiente e na complementação da renda de famílias que vivem da reciclagem, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Otávio Praxedes, premiou os servidores que se destacaram na entrega de materiais recicláveis para a Coleta Seletiva Solidária. A cerimônia foi realizada na manhã desta segunda-feira (19), na sala de reuniões da Presidência.

Desde junho de 2016, quando foi lançado o projeto, já foram recolhidos mais de 13 toneladas de materiais e enviados para a Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum). “Estamos aqui para reconhecer o trabalho e ao mesmo tempo incentivar essa questão ambiental interna no âmbito do Poder Judiciário. Isso envolve o trabalho de reciclagem, de cuidado, e também de evitar o uso de papel, sempre colocando em questão o virtual. Eu gostaria de registrar aqui a minha satisfação”, frisou o presidente do TJ.

Para o presidente da Comissão Ambiental do Poder Judiciário, o juiz José Afrânio dos Santos Oliveira, diante da falta de conscientização da população, é necessário que sejam feitos projetos voltados para ajudarem o meio ambiente. “Esse incentivo do Tribunal é muito importante para que seus funcionários, tanto internamente, quanto externamente, venham a entregar esse material para que seja reciclado e beneficiar as pessoas carentes”.

Coleta externa

Ivana Andrade, da Direção-Geral, ficou em primeiro lugar na coleta seletiva externa do mês de fevereiro. A servidora parabenizou o presidente do TJ e o juiz Afrânio dos Santos pelo projeto e conta que também estimula os colegas do TJ/AL a participarem da Coleta Seletiva.

“É um incentivo muito bom, porque lá em casa está diminuindo muito a quantidade de papel. Eu dou aula em faculdade e tudo que tem de material que nós não usamos estou trazendo pra cá. E estou incentivando os colegas”, disse Ivana.

Denise Flores, servidora dos juízes auxiliares da Presidência, contribui também com a coleta seletiva do prédio em que mora. Para ela, o projeto serve de exemplo para que outros órgãos implante e colabore com a causa ambiental. “Você contribui tanto com o meio ambiente como com outras famílias que precisam e que podem utilizar reciclando os produtos, o que gera uma renda pra eles”, completou a servidora.

Coleta interna

Dentro dos setores do TJ/AL também é possível contribuir com o projeto e com as famílias da Cooplum. Para isso, as salas e dependências do prédio-sede do TJ contam com lixeiras com duas cores de sacos plásticos. No saco preto, o servidor deve descartar lixo orgânico e não reaproveitável. Já no azul, os materiais reaproveitáveis.

Os funcionários da Ativa premiados nos meses de dezembro e janeiro, Edivânia Santos e José Robert Rocha, explicaram que a coleta interna consiste em recolher os materiais depositados nos sacos a caixas azuis que ficam dentro dos setores do TJ. “Assim nós não sujamos o meio ambiente e tratamos melhor a natureza”, destacou Edivânia. Também foi premiado nessa categoria Claudionor.

TJ Ecoconsciente e Solidário

O projeto é um dos indicadores dispostos na resolução nº 23/2017, que instituiu o programa TJ Ecoconsciente e Solidário. Os servidores podem contribuir com o projeto trazendo papelão, papel, embalagens tetra pak, alumínio, ferro, vidros, revistas e jornais, embalagens plásticas e materiais de informática que serão destinados à Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum).

As coletas acontecem nas segundas e terças-feiras, no TJ. Nas segundas, a entrega deve ser feita no estacionamento interno do Tribunal, das 7h às 9h30 e das 13h às 14h30. Nas terças, o ponto de coleta é a garagem do subsolo, no mesmo horário.

Expansão para outras unidades

A Comissão Socioambiental já está implantando a coleta seletiva no Fórum da Capital, Corregedoria-Geral da justiça, Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e Fórum de Arapiraca. De acordo com Alexandre Moraes, coordenador do Núcleo Socioambiental, o projeto de expansão para outras unidades já está em fase de aquisição dos materiais.


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.