OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

18/05/2018 às 19:00

Procurador-geral de justiça participa do Dia de Mobilização no Combate à Violência Sexual Infantil

Todas as pessoas que estiveram no Fórum de Rio Largo, na manhã desta sexta-feira (18), foram recebidas com um afetuoso abraço e um sorriso largo oferecido por várias crianças. A ação serviu para recepcionar os participantes do Dia de Mobilização no Combate à Violência Sexual Infantil, que teve a participação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) e foi planejado pelo Comitê Municipal criado recentemente para fomentar políticas públicas que previnam o abuso sexual contra crianças e adolescentes, colocando em prática uma agenda estratégica com atividades para todo ano de 2018.

A abertura da solenidade foi realizada pelo procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, que ressaltou a importância do engajamento da sociedade na participação de ações que objetivem combater a violação dos direitos de crianças e adolescentes. “O Ministério Público possui diversas ações para combater esse tipo de prática que tanto nos entristece. E no dia de hoje, vejo o engajamento de atores importantes da sociedade como os conselheiros tutelares, a Câmara de Vereadores, empresários e educadores. Estamos todos reunidos por uma importante causa e isso é revolucionário. Vamos nos empenhar para que essa iniciativa que estamos assistindo aqui em Rio Largo se espalhe por toda Alagoas. Nossa instituição estará sempre de portas abertas para replicar este dia e, assim, juntos, possamos erradicar qualquer tipo de violência cometida contra a infância e juventude que nos cerca”, declarou o chefe do MPE/AL.

Ele ainda se dirigiu às crianças que estavam no auditório e afirmou que a realização de um dia de mobilização serve também para garantir um futuro saudável para elas. “Esses pequenos cidadãos estão no início de suas jornadas de vida. Só mais tarde entenderão os motivos de terem participado deste momento tão simbólico. Estamos aqui para que vocês possam ter todos os seus direitos garantidos e protegidos, para que se tornem adultos podendo exercer suas cidadanias plenamente. E o Ministério Público está alerta e não medirá esforço para que isso seja brevemente uma realidade”, acrescentou Alfredo Gaspar.

O promotor de Justiça Cláudio Malta, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Rio Largo, lembrou que o Dia de Mobilização é apenas uma, das diversas atividades do Comitê Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças a Adolescentes de Rio Largo, que possui uma agenda estratégica com diversas atividades para 2018. “O Ministério Público detectou um número elevado de denúncias envolvendo abuso sexual contra criança. Assim, fizemos uma grande mobilização junto a alguns setores da sociedade civil e formou-se o Comitê Municipal, que montou um grande plano com várias atividades para todo ano. Teremos ações envolvendo as promotorias criminais, delegacias de polícia e Instituto Médico Legal (IML)”, disse.

Durante o ato de mobilização foi distribuída uma cartilha com noções de como é possível detectar sinais de abuso sexual. “Também produzimos material pedagógico e publicitários que serão ferramentas que nos auxiliarão no combater a essa tragédia cotidiana que acontece na sociedade. É preciso estancar essa situação, não podemos assistir pequenos cidadãos terem suas vidas transformadas negativamente e terem seus direitos arrancados ainda no começo de suas trajetórias. A sociedade não permitirá que essa tragédia seja continuada e o Ministério Público está engajado nessa luta”, afirmou Cláudio Malta.

Crianças e pedagogos

A educadora Manildes Ferreira salientou que a iniciativa do Ministério Público e do Comitê Municipal é essencial para que casos de abuso sexual contra crianças não se multipliquem e destacou a importância no papel dos professores para esse tipo de situação. “Os professores são espécies de porta de entrada para detectar quando uma criança está sendo vítima de algum tipo de constrangimento. Então, ações como essas, que distribuem cartilhas, palestras são necessárias. E, sabendo que uma instituição como o Ministério Público está engajado nessa luta, nos dá uma segurança”, afirmou.

Para a pequena Stefânea Luiza o dia de Mobilização serviu como aprendizado para saber como e a quem denunciar situações que violem seus direitos ou de colegas. “Agora eu sei que tem o Ministério Público, que minha professora também pode me ajudar. Nunca passei por isso e nem amigos meus. Mas quando chegar na rua em que moro, vou contar a todos o que ouvi hoje”, disse. Ela participa do projeto AABB na comunidade, que planejou a atividade de abraços.

Dia Nacional

O dia 18 de maio foi escolhido para os atos de mobilização, por ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste dia, em 1973, Araceli Cabrera Sánchez Cresp de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Fonte: Ascom MPE/AL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.