OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

26/05/2018 às 17:54

Ministro Humberto Martins encerra XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados em Maceió

Humberto Martins destacou papel da mulher no desenvolvimento do Judiciário. Foto: Itawi Albuquerque Humberto Martins destacou papel da mulher no desenvolvimento do Judiciário. Foto: Itawi Albuquerque

Diego Silveira

No encerramento do XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados, neste sábado (26), em Maceió, o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, debateu as mudanças no perfil da magistratura. Para o ministro, as principais alterações foram motivadas pelo crescimento do número de mulheres no Judiciário.

“As mulheres hoje, neste país, dão exemplo não só no trabalho social, mas, sobretudo, no trabalho jurídico em razão de sua capacidade, da meritocracia. Essa tendência igualitária no Judiciário e nas demais instituições é extremamente positiva e inexorável”.

Humberto Martins também falou sobre a relação Mídia e Justiça, que, segundo ele, é complexa e importante. “O Judiciário exerce um papel relevante nas políticas públicas, mas muitas vezes a sociedade desconhece. Temos que trabalhar com a Mídia para dar mais transparência às nossas ações. Precisamos demonstrar o funcionamento racional do sistema jurídico, romper com os hermetismos que cercam os julgamentos, dar decisões curtas, objetivas e qualificadas que ofereçam resposta à sociedade com brevidade”.

Para o vice-presidente do STJ, o cenário atual também exige mudanças na formação dos magistrados. “A formação humanista do juiz precisa ser intensificada para ajudá-lo no desenvolvimento de sua capacidade empática. É necessário mudar o mote pelo qual se dá a formação dos magistrados através das escolas das magistraturas. O juiz precisa desenvolver competências que lhe permitam lidar com essas novas teias de interação social”, avaliou.

O XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados teve início na quinta-feira (24) e reuniu mais de 1.500 magistrados de todo o país. O evento foi promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com apoio do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis). Na avaliação do presidente da Almagis, juiz Ney Alcântara, o congresso foi exitoso. “Trouxemos as principais lideranças do Poder Judiciário e discutimos temas de interesse não só da magistratura, mas de toda a sociedade”.

Dicom TJAL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.