OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

18/06/2018 às 18:46

MP recomenda que prefeitura adote medidas apontadas pelo Serviço de Geologia do Brasil

Recomendação é do promotor de Justiça Antônio Sodré Recomendação é do promotor de Justiça Antônio Sodré

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 66ª Promotoria de Justiça da Capital, expediu recomendação à Prefeitura de Maceió para que sejam adotadas as medidas apontadas pelo Serviço de Geologia do Brasil no relatório confeccionado pela instituição após um estudo feito nas ruas do bairro do Pinheiro, onde foram registrados tremores de terra nos meses de fevereiro e março deste ano. O documento também será enviado ao Governo do Estado, através da Procuradoria Geral de Justiça de Alagoas.

“O Objetivo é descobrir o que causou os abalos símicos. Instituições especializadas em estudo de solo realizaram uma visita técnica ao local dos tremores. Mas o estudo feito na região não apontou a real causa dos tremores. Sabemos apenas que foi verificada uma trinca linear e continua de 240 metros de comprimentos, que danificou ruas, galerias pluviais, tubulações de rede de água e prejudicou, também, vários imóveis. Portanto, foi aconselhado adotar estudos mais aprofundados para tenha chegar a uma conclusão. E, para que isso aconteça, o Poder Público precisa adotar as medidas aconselhadas pelas instituições. É isso que estamos recomendando”, disse o promotor de Justiça Antônio Sodré, titular da 66ª Promotoria de Justiça da Capital e autor da recomendação.

O relatório aponta que deve ser feito um estudo de subsuperfície utilizando o método Gound Penetraing Radar (GPR), que sempre consegue boas respostas nas situações de análises de profundidades rasas. Caso esse método não identifique o motivo dos abalos, será preciso um estudo mais aprofundado, dessa vez com a plicação do método eletrorresistividade. “Há ainda a recomendando que se aguarde o resultado dos estudos para que sejam feitas obras de pavimentação e das tubulações de água afetadas pelos tremores, para que estes trabalhos sejam feitos com o conhecimento geotécnico adequado, o que pode evitar o aparecimento d enovas rupturas”, disse o promotor de justiça.

Também foi recomendado que o Governo do Estado ou a Prefeitura de Maceió, dentro de suas atribuições, promovam a contratação de mão de obra qualificada para utilização de equipamentos indicados no relatório do Serviço de Geologia do Brasil e Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e que servirão para determinação exata das causas dois abalos sísmicos.

Em sua parte final, o relatório que serviu de base para recomendação emitida pelo MPE/AL, afirma ainda que é preciso um mapeamento com delimitação integral da área atingida pelo fraturamento do solo; a instalação de redes de monitoramento geodésico e sismográfico, incluído os poços de sal da Brasken; o monitoramento da geometria das cavidades geradas pela exploração do sal, desde os poços mais antigos até os recentemente perfurados, através dos perfis sônicos ou método semelhante; e o monitoramento da abertura de fraturas, no maior número possível e de forma mais ampla, contemplando toda área atingida pelas fissuras.

“Vários motivos foram levantados que vão desde o carreamento de sedimentos, agravados com a chuva intensa, até o bairro está localizado em uma área tectonicamente ativa. Há inclusive que um das condições para que o tremor ocorresse é a ausência de esgotamento sanitária na região. Por isso, a recomendação será enviada ao Governo do Estado. Nenhuma das hipóteses para o motivo desses abalos podem ser descartadas”, afirmou Antônio Sodré.

Fonte: Ascom MPE/AL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.