OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de abril de 2024

Notícias

11/08/2018 às 14:09

MPE/AL leva atividades da campanha Agosto Lilás ao Benedito Bentes

A campanha “Agosto Lilás”, coordenada pelo Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), chegou ao Bairro do Bendito Bentes, neste sábado (11). Com tendas montadas na Praça Padre Cícero, ao lado do terminal de ônibus, houve a distribuição de cartazes, panfletos e broches lilases, bate-papo com a população sobre a Lei Maria da Penha e esclarecimentos sobre o funcionamento da Rede de Atendimento a Mulher e apresentação artísticas  de crianças atendidas pelo projeto Maceió Voluntário e da Banda da Polícia Militar de Alagoas.

Este ano, um dos objetivos é esclarecer que a violência contra a mulher  também  tem uma segunda vítima: o filho. A campanha se estenderá por todo este mês de agosto, ocupará plataformas multimídias e mostrará os traumas vivenciados dentro de casa em situações de abuso.

A promotora de Justiça Maria José Alves, titular da 38ª Promotoria de Justiça da Capital,  com atribuição para atuar nessa área, lembrou  que  uma relação abusiva não é apenas a mulher que sofre. "Existem  os familiares que sofrem junto, principalmente os filhos. Nestas situações, temos que lançar o olhar para  além da mulher. Há os filhos, que também são  vítimas dessas agressões. Eles precisam de atenção também", declarou.

Maria José Alves orienta as vítimas a fazerem a denúncia contra o agressor. Ela  ainda destacou que parentes e amigos que sabem de situações em que mulheres  estão sendo agredidos também podem  ajudar a acabe com o ciclo violento.

“É fundamental quebrar o silêncio. Ele é o maior aliado do agressor, do homem autor de violência doméstica. A própria vítima, o vizinho, um parente. Todo cidadão pode dizer uma basta. ‘Ligue 180’, é um canal de denúncia oficial e está à disposição das mulheres 24 horas”, enfatizou.

Uma senhora que preferiu não  se identificar, parou na tenda montada na Praça Padre Cícero e ressaltou a importância do  trabalho desenvolvido. “Eu nunca sofri violência doméstica, mas minha vizinha e uma prima sofrem. A gente aconselha, mas agora eu sei que mesmo não sendo comigo eu sei que posso me meter. Afinal, eu posso salvar a vida delas.  É preciso ter consciência", disse.

Também participou do evento a gerente de política para mulher, da secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, Mel Falcão.

Onde denunciar

As Promotorias de Combate e Prevenção à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher também integram a rede de atendimento e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Elas funcionam junto ao Juizado que tem a mesma competência, e estão localizadas na Praça Sinimbu, nº 119, no Centro de Maceió.

Existe ainda o número 180, que é gratuito e não é preciso identificar-se. Ou ainda o 190, que é o número de emergência da Polícia Militar.

Agosto foi escolhido para discutir o tema porque é o mesmo mês da sanção da Lei Maria da Penha. Já a cor lilás é aquela adotada pelo feminismo no mundo.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.