OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 17 de abril de 2024

Notícias

07/10/2018 às 11:27

Esmal promove II Seminário do Arquivo do Judiciário

Tema do encontro será “Acervos, experiências de pesquisa e fontes históricas judiciais” Foto: Dicom Tema do encontro será “Acervos, experiências de pesquisa e fontes históricas judiciais” Foto: Dicom

Carolina Amâncio

Esmal TJ/AL

Nos próximos dias 17, 18 e 19 de outubro, a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) será sede do II Seminário do Arquivo do Judiciário, que terá como tema “Acervos, experiências de pesquisa e fontes históricas judiciais”. O evento, aberto ao público, será realizado em uma parceria entre a Esmal e o Grupo de Estudos em Antropologia Crítica (Geac) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As atividades do encontro irão acontecer sempre das 8h às 12h. 

Para participar, é necessário se inscrever clicando neste link ou através da página http://reduziu.com/QCZ. O evento é destinado a servidores e magistrados do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), pesquisadores, estudantes, principalmente os da área da História e do Direito, bem como a todos os interessados em conhecer e preservar a memória de Alagoas. Serão emitidos certificados de 12 horas para quem acompanhar as atividades. 

Para Suliane Barros Leal, diretora do Arquivo do Judiciário e organizadora do seminário, o evento pretende apresentar à sociedade civil como tem se dado o processo de organização do acervo da Justiça e demonstrar como ele pode ser fonte de pesquisas históricas. 

“Faz um ano que o Arquivo do Judiciário deu acesso público ao seu acervo como fonte de pesquisas em documentos históricos, o que representa um grande insumo para todas as áreas do conhecimento, especialmente no contexto jurídico”, disse.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 4009-3460. 

Programação 

17 de outubro

8h – Credenciamento

9h30 – Cerimônia de abertura

10h30- Conferência de abertura: Desafios de concretização dos Arquivos de Justiça. Palestrante: Alessandra Lemos Curvello Dósea (Arquivo Judiciário/Sergipe)

18 de outubro

8h – Oficina: noções básicas de conservação e restauração de documentos. Dalmariz Pugliese (Arquivo Público de Alagoas )

10h – Mesa redonda 1: Experiências e Memórias da Justiça

Componentes: Mônica Pádua (Arquivo Judiciário /Pernambuco)

Ronaldo Leitão Teixeira (Arquivo do Judiciário/ Rio de janeiro)

José Armando de Oliveira Melo (Memorial Pontes de Miranda/Alagoas)

19 de outubro 

8h – Oficina: noções básicas de conservação e restauração de documentos. Dalmariz Pugliese (Arquivo Público de Alagoas )

10h – Mesa Redonda 2

Práticas e usos das fontes do Judiciário – História e Direito

Componentes: Gustavo Bezerra Barbosa (Mestre/Ufal)

José Jordanio Santos Ferreira (Graduando/Ufal)

Roberto Barbosa de Moura (Graduando/Unit) 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.