OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

19/10/2018 às 15:29

III Praça Literária: Esmal promove sessão de cinema para 450 crianças

Esmal levou atividades lúdicas para estudantes pela manhã e pela tarde. Foto: Rebecca Bastos Esmal levou atividades lúdicas para estudantes pela manhã e pela tarde. Foto: Rebecca Bastos

Rebecca Bastos

“Eu resolvi compartilhar com os outros alunos a minha opinião sobre o filme porque eu me pareço com a personagem do desenho. Na maioria das vezes, tenho preguiça de ler, mas entendi que é algo muito importante na vida de todo mundo e que preciso me esforçar”, disse o estudante Michael Ferreira, de 14 anos, sobre o curta-metragem exibido no Cine Esmal, na tarde desta quinta-feira (18), no Espaço Agenda. A atividade é promovida pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE).

A sessão de cinema estava inserida na programação da III Praça Literária, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Biblioteca Estadual Graciliano Ramos, em parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). A Esmal contribuiu com a exibição de um curta-metragem, brincadeiras com o Tapete Mágico, que ensina lições sobre cidadania, e contação de histórias.

“Com o auxílio de atividades lúdicas, conseguimos colocar os alunos no mundo da leitura. A ideia é que eles façam uma reflexão sobre a necessidade de cultivar o hábito de ler e também tenham um dia diferente, repleto de brincadeiras e música”, afirmou a servidora do PCJE Luzia Rodrigues.

A contação de histórias despertou a curiosidade dos estudantes. Foto: Rebecca Bastos

De acordo com Mira Dantas, coordenadora da Biblioteca Estadual Graciliano Ramos e integrante do comitê do Proler em Alagoas, a parceria é fundamental para a realização do evento. “Agregando forças, conseguimos proporcionar um momento ao ar livre, em contato com a natureza, e mostrar para os alunos que a leitura se apresenta de diversas maneiras e pode ser algo muito divertido”, disse.

“A minha felicidade triplica quando vejo a alegria nos olhos das crianças. Este evento é a concretização de um sonho de muitos anos. É maravilhoso poder contribuir com uma ação tão relevante e especial”, contou a escritora Fátima Maia, idealizadora do projeto.

Entre brincadeiras e apresentações, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer a Biblioteca Volante, projeto da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Com esse ônibus, os contadores de história levam conhecimento e despertam a curiosidade dos pequenos leitores”, explicou Luzia Rodrigues.

Colaboraram para a realização da III Praça Literária os artistas da Cia Literando, Confraria nós poetas, A Docas, Cia Adois, Ronaldo Freire, Paulo Caldas, Chaluppe e seus bonecos, Jorge Calheiros, grupo de canto Cyro Accioly, Igbonan Rocha e Tia Miroca.


Esmal TJ/AL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.