OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

14/11/2018 às 17:11

TJAL reconhece contribuição de autoridades ao Judiciário alagoano

Comenda Moura Castro foi entregue nesta quarta-feira (14), no Pleno do TJAL. Foto: Caio Loureiro Comenda Moura Castro foi entregue nesta quarta-feira (14), no Pleno do TJAL. Foto: Caio Loureiro

Robertta Farias 

O Tribunal de Justiça de Alagoas entregou, nesta quarta-feira (14), a Comenda Moura Castro, maior honraria do Judiciário alagoano, a autoridades em reconhecimento à contribuição nos últimos anos com a Justiça Estadual. O procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, o presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça, Pedro Bitencourt, a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL), Rosa Albuquerque, e o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveira, foram os homenageados.

Para o presidente Otávio Leão Praxedes, este momento representa o reconhecimento do trabalho daqueles que se dedicam ao sistema de Justiça. “Eu fico muito feliz porque essas quatro personalidades tiveram atuação destacada e todos têm uma relação muito próxima com o Tribunal, até posso registrar que todos eles tiveram passagem marcante na ajuda da atual gestão do TJAL”, disse.

Ao agradecer a homenagem, o procurador-geral Alfredo Gaspar de Mendonça lembrou que conheceu o desembargador Moura Castro quando tinha 12 anos, costumava passar as tardes em um posto de combustível da família e o desembargador fazia questão de lhe cumprimentar. “Passei a cultivar uma grande amizade e admiração por ele e hoje sou homenageado por um velho amigo que me tornou importante aos 12 anos de idade”, relembrou.

Alfredo Gaspar também destacou a importância da união do Ministério Público e da Justiça para a sociedade. “Eu tenho plena convicção de que essa homenagem é direcionada a todos do MP/AL pela parceria e longa jornada que nós temos ao lado do Poder Judiciário na luta pela cidadania. Estou aqui representando cada membro, servidor e colaborador da nossa instituição para dizer que nós nos orgulhamos do Judiciário de Alagoas, do nosso MP/AL e dessa união em prol da sociedade e do nosso Estado”, disse.

Procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, e o presidente da AMB, Jayme de Oliveira

O presidente da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme Martins de Oliveira Neto, também atribuiu a homenagem à associação a qual preside e aproveitou para agradecer o apoio do TJAL na realização do XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados, cientificamente um dos mais produtivos da AMB, segundo o magistrado.

“Desde que assumi a AMB, tive inúmeras oportunidades de vir a Alagoas, realizamos aqui o nosso maior evento que é o Congresso Brasileiro de Magistrados e agora, já ingressando no meu último ano de gestão, sou surpreendido com esta gentileza do Tribunal. Eu só tenho palavras de agradecimento e o faço na pessoa do presidente Otávio Praxedes, à magistratura alagoana em especial ao juiz Ney Alcântara. Eles contribuíram e estão contribuindo com o nosso trabalho na AMB, que todo mundo sabe tem sido um momento truculento no país, mas o TJAL e a Almagis são parceiros da AMB e nos ajudam muito a vencer as batalhas que não são poucas”, falou.

Pedro Bitencourt, presidente do Conselho de Tribunais de Justiça, e Rosa Albuquerque, presidente do TCE/AL

O presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça, Pedro Bitencourt, também agradeceu o reconhecimento dos desembargadores do TJAL em conceder a outorga. Na oportunidade, Pedro Bittencourt também contou que acompanhou de perto a gestão do presidente Otávio Praxedes à frente do TJAL e parabenizou a forma como o Judiciário alagoano foi comandado.

“Fico muito satisfeito e honrado porque se trata da maior honraria do TJAL, o homem que dá nome a essa comenda foi um desembargador visionário, presidente do Tribunal e isso me dignifica. Agradeço a benevolência dos meus colegas daqui, porque me sinto em casa, é como se fosse o meu tribunal”, destacou.

Para Rosa Albuquerque, primeira mulher a ocupa o cargo de presidente do TCE/AL, a Comenda Moura Castro representa um marco especial em sua carreira. “Estar nesse seleto grupo de homenageados é motivo de grande orgulho para qualquer gestor público. Por estar aqui, ao lado de figuras tão ilustres, reforça a crença de que estamos no caminho certo”, contou.


Dicom TJAL

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.