OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

15/11/2018 às 19:03

Esmal promove palestra sobre direitos e deveres para cerca de 300 estudantes da rede pública

Juiz Alberto Jorge conversou com estudantes sobre direitos e deveres. Foto: Thaynara Monteiro Juiz Alberto Jorge conversou com estudantes sobre direitos e deveres. Foto: Thaynara Monteiro

Thaynara Monteiro

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), por meio do projeto Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), promoveu, nesta quarta (14), uma palestra sobre direitos e deveres para cerca de 300 estudantes, entre 14 e 17 anos, da Escola Estadual Edmilson Pontes. O coordenador geral de cursos da Esmal, juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima, participou do evento, falando sobre cidadania e convívio em sociedade.

Para o magistrado, é importante abordar o assunto com uma metodologia leve para os jovens, para que eles tenham conhecimento do papel de cada um na sociedade. “É muito mais fácil a gente falar só de direitos, mas se não falamos em deveres, não é possível realizarmos os direitos, porque são duas faces da mesma moeda. É necessário que você realize certos deveres para que tenha direitos. Isso implica responsabilizar as pessoas, e nós somos responsáveis por nossos atos”, explicou.

O professor Carlos Alberto Macedo disse que essa parceria entre o Judiciário e as escolas é importante para dar aos alunos um momento de reflexão sobre o cotidiano, além de associar a teoria com a prática e esclarecer dúvidas. Para o professor, é uma contribuição a mais na formação dos jovens que já estão a um passo da vida adulta.

A estudante Alice de Oliveira Santos, de 15 anos, considera o assunto pertinente para a formação e o exercício da cidadania. “É importante saber que temos direitos e deveres, e que devemos buscar e lutar por eles e pela liberdade”, completou. Para o aluno Douglas Eduardo Medeiros Maia, também de 15 anos, falar sobre o assunto com adolescentes dessa idade é fundamental para melhorar o convívio em sociedade.

O projeto Cidadania e Justiça na Escola foi desenvolvido pela Esmal e realiza trabalhos com jovens de escolas municipais e estaduais para aproximá-los do Poder Judiciário, abordando temas que dão noções de cidadania e justiça.


Dicom TJAL

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.