OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

30/11/2018 às 23:16

Alfredo Gaspar é reeleito para chefia do MP Estadual

Alfredo Gaspar (ao centro) comandará o MPE por mais dois anos Alfredo Gaspar (ao centro) comandará o MPE por mais dois anos

O promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto foi reeleito para o cargo de procurador-geral de Justiça de Alagoas para o biênio 2019/2020. Ele foi reconduzido ao cargo, nesta sexta-feira (30), com 99,37% dos votos, o que equivaleu a 158 membros votantes. Integrante da carreira do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) há exatos 22 anos, Gaspar destacou iniciativas criadas em sua gestão e, para os próximos dois anos, ele prometeu seguir firme no combate à corrupção e na defesa dos direitos indisponíveis e coletivos e da cidadania dos alagoanos.

O pleito começou às 9 da manhã e seguiu até às 17 horas. Encerrada a votação, a Comissão Eleitoral, presidida pelo procurador-geral de Justiça em exercício, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e integrada pelos promotores Almir Crescêncio, Luciano Romero e Isaac Sandes, promoveu a contagem dos votos. Anunciado o resultado, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto foi comunicado que conquistou o apoio de 158 membros do Ministério Público, entre promotores e procuradores de Justiça. Houve apenas um voto nulo. Ele foi candidato único nas duas vezes em que concorreu ao cargo, um marco na história da instituição.

“Quero agradecer a Deus e aos meus pares por essa recondução. Continuarei a escutar as melhores cabeças e as ideias que mais beneficiem a população e fortaleçam a nossa instituição. Portanto, o que fizemos na nossa gestão foi colocar esses objetivos plurais em prática, de modo que Ministério Público e sociedade pudessem sair vitoriosos”, disse o chefe reeleito do MPE/AL.

Alfredo Gaspar vota na eleição que o reelegeu para chefiar o MP estadual por mais dois anos

Alfredo Gaspar também prometeu seguir combatendo a corrupção e trabalhando na garantia dos direitos assegurados constitucionalmente ao cidadão: “O Ministério Público pensa no coletivo e foi assim que traçamos nosso planejamento estratégico. O norte da nossa gestão continuará sendo o combate à corrupção e o fomento das políticas públicas de saúde, educação, assistência social e segurança, buscando dar condições aos promotores e procuradores de justiça para que possam seguir sendo instrumentos de transformação social em suas cidades, trabalhando para que direitos previstos na Constituição Federal possam ser, de fato, efetivados”, finalizou ele.

O apoio dos colegas de Ministério Público

Procurador Márcio Roberto Tenório de Albuquerque presidiu a comissão eleitoral do pleito no MPE

O presidente da Comissão Eleitoral, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, destacou o fato da instituição ter tido apenas um candidato disputando o assento de chefe do Ministério Público: “Esta eleição mostra que estamos diante de um MP democrático, quando todos os promotores e procuradores elegem a pessoa que comandará o órgão no próximo biênio. E tivemos um candidato único pleiteando a reeleição, que em sua primeira gestão demonstrou um grande capacidade laborativa, com inúmeras realizações. E a existência de apenas essa candidatura demonstra que a instituição tem todos os seus integrantes unidos e com vontade de construir um Ministério Público proativo e resolutivo”, afirmou ele.

Primeiro membro a exercer o seu direito de voto nesta sexta-feira, o procurador de justiça Antônio Arecippo também falou sobre o momento de unidade pelo qual passa o órgão ministerial: “Este pleito é uma demonstração da relevância de se exercitar a democracia, principalmente no momento em que o Brasil vive, com tantos casos de corrupção e violência. E hoje o Ministério Público vem, em sua totalidade, escolher seu procurador-geral de justiça, que será reeleito, acredito eu, com o aval unânime dos seus procuradores e promotores de justiça”, declarou, logo depois de depositar seu voto na urna.

“A ausência de disputa revela a harmonia existente no Ministério Público em torno do nome de Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, um dos colegas mais bem preparados da nossa instituição e que será, novamente, um grande e eficiente procurador-geral de justiça na defesa dos superiores interesses do povo alagoano”, declarou o procurador de justiça Luiz de Albuquerque Medeiros Filho.

Fonte: Ascom MPE/AL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.