OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

04/12/2018 às 13:40

Dez Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do MP brasileiro fazem operações contra facções criminosas

Uma ação de âmbito nacional, articulada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) - colegiado que reúne os Gaecos de todo o país, realiza, nesta terça-feira (3), operações em 10 estados brasileiros. Dezenas de promotores de justiça, com a ajuda de forças policiais, cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes de seis facções criminosas que atuam em diferentes regiões do país.

As operações acontecem, simultaneamente, nos estados do Acre, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraíba, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. E além de mobilizar os Ministérios Públicos de todos essas unidades da federação, a ação inclui ainda diligências dos Gaecos do Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Pernambuco. 

O objetivo principal dessa atividade integrada é prender integrantes das facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) - de origem paulista; Comando Vermelho (CV), Terceiro Comando Puro (TCP) e Amigo dos Amigos (ADA) - todas cariocas; Primeiro Comando de Vitória (PCV) - capixaba; e da paraibana Okaida RB, uma dissidência da Okaida. 

Ao todo, estão sendo cumpridos 266 mandados de prisão e 203 de busca e apreensão. Em Tocantins, ainda está sendo feita uma inspeção na Casa de Prisão Provisória de Palmas, com a finalidade de apreender armas, drogas, explosivos, aparelhos de comunicação móvel e cadastros de faccionados.

“O Ministério Público brasileiro, por meio do GNCOC e dos Gaecos, vem adotando medidas eficientes no desmantelamento e prisão dos principais líderes das facções criminosas presentes em território nacional. É uma luta baseada na inteligência e com foco na desestruturação desses organismos criminosos violentos. Vamos vencer, tenho certeza disso “, declarou Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, procurador-geral de justiça de Alagoas e coordenador do Grupo Nacional. 

Operação em Alagoas

Em Alagoas, o Gaeco foi às ruas, em Maceió e São Miguel dos Milagres, para cumprir 13 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão, todos expedidos pela 17° Vara Criminal da Capital. A ação também se estendeu até a cidade de Bom Conselho, em Penambuco, onde um dos acusados de praticar crimes estava escondido. 

Os alvos têm ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa de São Paulo que vinha agindo principalmente em São Miguel dos Milagres, município localizado no litoral norte do estado. Lá, três irmãos são acusados de comandar vários ilícitos penais, entre homicídios e tráfico de drogas.

Na capital, foram presos Cristiano Joaquim da Silva, conhecido como "Deboxado", e José Ailton da Silva, apelidado de “Bicho Solto". 

Já no interior, as prisões foram efetuadas em desfavor de Ivaldo José Lins Costa (Neguinho), João Pedro Teixeira da Silva, Valdir Carvalho Ferreira (Canela) e um homem identificado até agora apenas como Xaropinho. 

E, na cidade de Bom Conselho, foi preso Marcelo Torres Izidoro, irmão de Marcos Torres e Anderson Damião, que estão foragidos. Os três eram os principais nomes do PCC na região. 

De acordo com o Gaeco, duas pistolas 380 e um revólver 38 foram apreendidos com os presos. Também foram encontradas cerca de 50 gramas de cocaína, 50g de crack e 600g de maconha in natura.  A operação contou com a participação de 35 guarnições das Polícias Civil e Militar.

O GNCOC

O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) congrega o Ministério Público brasileiro e foi criado em fevereiro de 2002, por iniciativa do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), para combater o crime organizado que atinge todo o país.


fonte: Ascom MPE/AL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.