OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

07/12/2018 às 21:22

Renan Filho e Dias Toffoli são homenageados pelo Poder Judiciário com a Comenda Moura Castro

Severino Carvalho
Agência Alagoas

O governador de Alagoas, Renan Filho, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, foram homenageados, na noite desta sexta-feira (7), com a Comenda do Mérito Judiciário Moura Castro, a maior honraria concedida pela Justiça alagoana. A solenidade aconteceu no plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), conduzida pelo presidente Otávio Praxedes.

Renan Filho afirmou que a homenagem é fruto da luta travada pelo Governo do Estado para garantir justiça social e fazer Alagoas avançar cada vez mais.

"Recebo com grande orgulho e satisfação a Comenda Moura Castro, primeiro pela circunstância de receber essa honraria ao lado do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, e também pela parceria e proximidade que tenho com o Poder Judiciário alagoano. De maneira independentemente e harmônica, trabalhamos para que Alagoas se fortalecesse ao longo dos últimos quatro anos", disse o governador, acompanhado pela primeira-dama, Renata Calheiros.

Governador Renan Filho e o presidente do STF, Dias Toffoli, foram agraciados com a Comenda Moura Castro nesta sexta-feira (7) (Fotos: Márcio Ferreira)

A Comenda Moura Castro é entregue a personalidades que contribuem com o desenvolvimento das ciências jurídicas e o aprimoramento das instituições da Justiça. A honraria foi inicialmente instituída pelo TJ/AL como medalha, pela resolução nº 6 de 1998, e convertida em comenda em 2004, por meio da resolução nº 5.

A solenidade lotou o Plenário do TJ. O vice-governador Luciano Barbosa e os secretários de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior; e da Saúde, Christian Teixeira, prestigiaram a cerimônia. Em seu discurso, Renan Filho recordou que, em 1º de janeiro de 2015, ao assumir o Governo do Estado, selou o compromisso com Alagoas de colocar a Educação no alto das prioridades. O Estado registrou, este ano, um dos maiores crescimentos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

No Ensino Médio, Alagoas subiu 11 posições no ranking nacional, passando de último lugar para ocupar a 16ª posição. Segundo o governador, a meta para o segundo mandato é deixar o Estado entre as cinco unidades da federação mais bem avaliadas no Ideb.

"A escola, disse eu na solenidade de posse, será o principal equipamento público da nossa administração. Porque ela é o caminho da libertação, o mais importante avanço civilizatório que a política pode promover", declarou Renan Filho.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, agradeceu ao Tribunal de Justiça e ao povo alagoano pela homenagem recebida. "Para mim é uma alegria muito grande estar recebendo essa medalha, que é a maior honraria do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas e das mãos do presidente Otávio Praxedes, um grande magistrado, uma pessoa do maior valor", afirmou o ministro.

Governador Renan Filho e o presidente do STF, Dias Toffoli, foram agraciados com a Comenda Moura Castro nesta sexta-feira (7) (Fotos: Márcio Ferreira)

Otávio Praxedes parabenizou os homenageados. Ele afirmou que Renan Filho é um gestor republicano e que se destaca pelo zelo com a coisa pública. "Trata-se de um governador jovem e de alto espírito público", enfatizou o presidente do TJ. Sobre Dias Toffoli, Praxedes recordou que o ministro, desde que assumiu o comando do Supremo Tribunal Federal, tem dado uma demonstração de unidade e de fortalecimento da instituição.

Prestigiaram, ainda, a solenidade o ministro Humberto Martins, corregedor nacional de Justiça; a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Rosa Albuquerque; o deputado estadual Marcelo Victor; o procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias; o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Ney Alcântara; o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça; dentre outras autoridades.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.