OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

08/12/2018 às 17:25

TJAL reconhece contribuição ao Judiciário do ministro Dias Toffoli e do governador Renan Filho

Ministro Dias Toffoli, presidente Otávio Praxedes e o governador Renan Filho. Foto: Caio Loureiro Ministro Dias Toffoli, presidente Otávio Praxedes e o governador Renan Filho. Foto: Caio Loureiro

Robertta Farias

Na véspera do Dia da Justiça, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) entregou, nesta sexta-feira (7), a Comenda do Mérito Judiciário Moura Castro, a maior honraria concedida pelo Judiciário alagoano, ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, e ao governador do Estado de Alagoas, Renan Filho. O presidente do TJAL, desembargador Otávio Praxedes, falou sobre a importância de reconhecer a contribuição dos homenageados pelo Judiciário nacional e local.

“É motivo de emoção receber essa comenda as vésperas do Dia da Justiça, homenagem que esse tribunal faz com a Suprema Corte. É como se eu tivesse sendo adotado oficialmente pelo TJAL e pelo povo de Alagoas. Recebo também a força do nordestino e passo a me considerar um irmão, uma pessoa da terra, mesmo sem ter nascido aqui. Ao mesmo tempo, me comprometo a defender e divulgar os trabalhos realizados pela Justiça de Alagoas”, disse o ministro Dias Toffoli, que destacou que fez questão de receber a comenda ainda na gestão do desembargador Otávio Praxedes.

“Para mim é uma alegria muito grande receber essa medalha, que é a maior honraria do TJAL, e das mãos do presidente Praxedes, que é um grande magistrado, uma pessoa de maior valor, de tal sorte que eu fiz questão, uma vez que foi concedida na gestão de sua excelência, de ainda este ano estar aqui, ainda no ano judiciário de 2018, para poder receber essa honraria. Na pessoa dele, agradeço a todo o TJAL e a todo o povo alagoano”, explicou o ministro.

Desembargadores do TJAL, governador Renan Filho e ministros Humberto Martins e Dias Toffoli

O desembargador Otávio Praxedes avaliou o novo chefe do Judiciário Brasileiro como um líder acessível e de espírito agregador. “O ministro Dias Toffoli é o mais jovem presidente do STF e desde que assumiu tem feito uma demonstração de unidade, de ser uma pessoa cortês, de fortalecer a nossa instituição. O ministro já compareceu ao nosso Tribunal em duas oportunidades, uma delas foi durante o congresso que a AMB patrocinou aqui na nossa capital e hoje ele está aqui para receber essa homenagem que nós outorgamos à unanimidade”, disse.

O presidente explicou que a comenda leva o nome do desembargador Moura Castro, ex-presidente do TJAL e de atuação elogiável, que, na sua época, nobilitou o Poder Judiciário de Alagoas. Otávio Praxedes também explicou os motivos de conceder este honraria a Renan Filho, destacando o perfil republicano, jovem e de alto espírito público do governador.

“Desde quando eu fui investido no cargo de presidente, já durante a gestão de Renan Filho, ele sempre tratou o Poder Judiciário com muito respeito e deferência, todos os projetos que nós levamos a discussão com o governador, pedindo o seu apoio logístico em termos de orçamento, o governador nunca se furtou, sempre foi uma pessoa compreensível”, informou.

Segundo o presidente Otávio Praxedes, o apoio do governador garantiu o bom funcionamento do Judiciário alagoano. “Quando o governador partiu para ajudar, para ter um olhar diferenciado em relação a nossa instituição, ele fez sabendo que os recursos aqui empregados são movimentados em favor da celeridade da Justiça, de uma melhoria na estrutura funcional, a nomeação de servidores, de novos juízes e nós estamos assim reconhecer esse esforço e essa dedicação que o governador sempre prestou a nossa instituição”.

Para o governador Renan Filho, a homenagem representa a parceria harmônica entre o trabalho do Poder Executivo com o Judiciário. “É um grande orgulho e satisfação, primeiro pela circunstância de receber essa honraria ao lado do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, e também pela parceria e pela proximidade que tenho com o Judiciário alagoano, que de maneira independente e harmônica trabalhamos para Alagoas se fortalecer ao longo dos últimos quatro anos. Eu sinto que essa homenagem é fruto da luta do Governo do Estado tem para garantir justiça social, para respeitar o recurso público, para fazer Alagoas avançar”.

O ministro Humberto Martins, corregedor nacional do CNJ, ao discusar, parabenizou a iniciativa do TJAL de conferir aos homenageados a Comenda Moura Castro.

Ao final da solenidade, os ministros Dias Toffoli e Humberto Martins, o presidente Otávio Praxedes e o governador Renan Filho receberam, do presidente do CSA, Rafael Tenório, uma camisa do time alagoano em que o presidente do TJAL jogou e recentemente conquistou uma vaga na série A do Brasileirão.



Dicom TJAL



Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.