OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

14/02/2019 às 16:21

MPE e Corpo de Bombeiros discutem parceria para reativação do Bombeiro Mirim em Arapiraca

Focar no social, promover cidadania e assegurar um futuro digno aos jovens longe das drogas e da criminalidade é o intuito do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL). Seguindo esse propósito, na tarde desta quarta-feira (13), o procurador-geral de Justiça (PGJ), Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, acompanhado dos promotores de Justiça, Maurício Wanderley e Viviane Karla, discutiu com o comandante do 7º GBM, tenente-coronel BM Aloísio, e com o capitão BM Nascimento, uma parceria para a reativação do Projeto Bombeiro Mirim na cidade do Agreste.

No entendimento do procurador-geral de Justiça, a iniciativa muda realidades e influencia nos índices criminais porque afasta crianças e adolescentes do ilícito. “O Corpo de Bombeiros é uma instituição muito respeitada e é uma honra fazer essa parceria, por meio do coronel André Madeiro e do coronel Aloísio. Reconheço, enquanto Ministério Público, a importância de fomentar projetos educativos de tamanha relevância como o Bombeiro Mirim. Com ele salvaremos crianças dos riscos iminentes e desproteção das ruas”, ressalta o chefe ministerial. O comandante do 7º GBM, unidade Arapiraca, tenente-coronel BM Aloísio, afirmou sentir-se lisonjeado com a retomada do projeto, em parceria com o Ministério Público.

“É gratificante chegar ao 7º GBM, já reativar o Bombeiro Mirim e com o Ministério Público. Isso facilita parcerias que podem fazer o projeto acontecer da melhora forma. Estaremos sempre de prontidão pra melhor servir a sociedade e ajudar esses adolescentes”, afirma o comandante. O capitão BM Nascimento, coordenador do projeto, apresentou por meio de slides o Bombeiro Mirim e falou da alegria de retomar às atividades. “O projeto resgata jovens da vulnerabilidade à qual são expostos no dia a dia. Com essa parceria todos ganham, nós, o Ministério Público e a sociedade. É uma alegria o projeto voltar e ajudar mais adolescentes, tenho certeza de que essa união terá longos e bons anos”, declara o capitão.

O promotor Maurício Wanderley declara que a preocupação da Promotoria da |Infância e da Juventude é com a inclusão social de adolescentes em estado de vulnerabilidade. “Enxergamos no projeto Bombeiro Mirim uma oportunidade de resgatar valores como cidadania e civismo oferecendo caminhos que culminem num futuro promissor”, diz o promotor.

Bombeiro Mirim

O projeto Bombeiro Mirim tem um extenso leque de atividades e duração de três anos. Os bombeiros militares promovem cidadania e civismo. Os adolescentes têm aulas de natação, reforço e educação física. Também recebem noções de combate a incêndio, salvamento aquático e instrução militar e desenvolvem hortas. O objetivo é que com a formação possam ser multiplicadores em suas comunidades.

Ele foi implantado em Arapiraca em 2012, mas há dois anos estava desativado.

Fonte: Ascom MPE/AL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.