OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

15/09/2019 às 15:11

Em parceria com a Ufal, TJ vai usar inteligência artificial para otimizar serviços

Convênio que trata do uso de inteligência artificial pelo TJAL foi discutido na sexta-feira (13). Foto: Adeildo Lobo Convênio que trata do uso de inteligência artificial pelo TJAL foi discutido na sexta-feira (13). Foto: Adeildo Lobo

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) vai usar a inteligência artificial para otimizar a prestação jurisdicional no estado. Os softwares que empregam essa tecnologia foram desenvolvidos pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O convênio com a instituição de ensino foi assinado no último dia 9.

"É um convênio histórico, acredito que o mais importante que o Judiciário celebrou nos últimos dez anos. Ele vai possibilitar que as tarefas repetitivas e de massa possam ser feitas pela máquina e, portanto, em um nível de produtividade maior que o do humano. A ideia é que o servidor se emancipe dessas tarefas repetitivas e possa usar sua inteligência onde a inteligência justifica", afirmou o presidente do TJAL, Tutmés Airan.

Inicialmente as ferramentas serão utilizadas para a identificação de depósitos judiciais e para dar mais agilidade aos processos que tramitam nas Varas de Execução Fiscal. De acordo com o professor Krerley Oliveira, do Instituto de Matemática da Ufal, a inteligência artificial vai aumentar a eficiência do Judiciário. "Os algoritmos que estão disponíveis permitem contribuir nesse sentido", ressaltou.

Para o diretor do Instituto de Matemática da Ufal, Isnaldo Barbosa, o maior beneficiado com a tecnologia será a população. "A otimização dos serviços da Justiça vai trazer mais agilidade aos processos e quem ganha com isso é a sociedade".


Fonte: Dicom TJAL 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.