OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

06/09/2017 às 11:21

Fluxo de vinculação do atendimento da Pessoa com Deficiência é apresentado

gapd-na-unit

A Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu os profissionais de saúde e diretores das unidades do município, na terça-feira (05), para apresentar – em parceria com a Supervisão de Cuidados à Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado da Saúde – o fluxo de vinculação desses usuários à rede de atenção definida pelo Plano de Cuidado nessa área.

No encontro, os seis pontos de atenção credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que oferecem atendimento a uma única modalidade de deficiência, e os sete Centros Especializados em Reabilitação (CERs) habilitados pelo Ministério da Saúde – que disponibilizam a oferta de duas ou mais modalidades – fizeram uma explanação acerca dos serviços e do atendimento que podem ser realizados através da saúde municipal. Dentro da programação, também foi apresentado o fluxo de vinculação para crianças com microcefalia nos CERs, onde são realizados os procedimentos para reabilitação e estimulação precoce.

“Esse momento foi pensado para que as unidades conheçam melhor a oferta de serviços e o fluxo desse atendimento no município e possam, após identificarem pacientes com uma necessidade desse atendimento especializado, facilitar o acesso do usuário com o encaminhamento mais adequado”, afirmou a gerente de Atenção à Pessoa com Deficiência da SMS, Marilda Silva Costa.

Ainda de acordo com Marilda, a ideia é que os pacientes estejam vinculados aos serviços mais próximos de sua região ou de acordo com o tratamento que precisam, facilitando sua locomoção e direcionando de forma mais eficiente a demanda para a oferta. Com isso, a expectativa é proporcionar o fortalecimento da Rede de Atenção proposta pelo Plano de Cuidado à Pessoa com Deficiência.

A Rede

A Rede de Atenção de Maceió é composta por 13 serviços: seis pontos de atenção e sete CERs – dois deles públicos, instalados na Uncisal e no PAM Salgadinho. No município, apenas o da Pestalozzi é habilitado como CER IV, ou seja, disponibiliza atendimento em quatro modalidades de deficiência (auditiva, física, intelectual e visual), sendo também o único habilitado com oficina ortopédica de adequação postural.

Os CERs de Maceió são formados por equipe multidisciplinar e especialistas e são referência para o atendimento da 1ª Região de Saúde, que abrange Maceió e mais 11 municípios. Todo o atendimento realizado por eles é regulado pelo CORA.

Ascom SMS

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.