OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

13/10/2017 às 08:07

Dia da Guarda Municipal é celebrado com programação diversificada

Banda de Música da GM em apresentação no Calçadão do Comércio. Banda de Música da GM em apresentação no Calçadão do Comércio.

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) está realizando uma série de eventos em comemoração ao Dia Nacional da Guarda Municipal, celebrado em todo o país no dia 10 de outubro e instituído pela lei federal nº 12.066, de 2009. As atividades prosseguem nesta sexta-feira (13), quando está prevista a realização de uma gincana com os GMs na sede da Guarda Municipal.

A Guarda Municipal de Maceió foi criada pela Lei nº 3.823, de 29 de dezembro de 1988 e implantada por meio da Lei 3.961, de 29 de dezembro de 1989, durante o governo do então prefeito Guilherme Palmeira. Para o titular da Semscs, coronel Ivon Berto, as comemorações têm superado suas expectativas. “Tenho visto que a sociedade reconhece a importância da Guarda Municipal para a Comunidade”, afirma.

O fim de tarde de sexta feira (6) foi diferente no Centro de Maceió. Quem passava pelo local parou para ver e ouvir a banda da Guarda Municipal, com um repertório composto por Música Popular Brasileira (MPB), clássicos da música romântica e forró. A população também pode ver algumas das viaturas da Guarda Municipal, numa exposição no calçadão do Comércio.

A programação prosseguiu no domingo (8), quando crianças participaram, no Maceió Shopping, do momento de contação de histórias, com integrantes do grupamento Guarda Faz Escola.

No domingo (8), no Maceió Shopping, as crianças participaram da contação de histórias, feita por um integrante do grupamento Guarda Faz Escola.

No domingo (8), no Maceió Shopping, as crianças participaram da contação de histórias do grupamento Guarda Faz Escola.

Os integrantes da banda da GM também se apresentaram e encantaram os presentes. O primeiro dia no shopping contou ainda com uma interessante aula com os jovens que participam do projeto de judô, intitulado Clube Cândido.

O primeiro dia no shopping, também teve uma interessante aula com os jovens que participam do projeto de judô, intitulado Clube Cândido.

Jovens que participam do projeto de judô, intitulado Clube Cândido, participaram da programação

A população pode conhecer um pouco mais do caráter comunitário da Guarda Municipal por meio de uma exposição com fotos das conquistas e medalhas dos guardas atletas em competições locais, nacionais e internacionais. Também foram mostradas atividades desenvolvidas pelos grupamentos de São Miguel dos Campos e Maceió, a exemplo das atividades dos agentes em postos fixos e nos grupamentos Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Grupamento de Ação e Apoio Operacional (GAAO), Grupamento de Atenção à População em Situação de Rua (GPOP), Bike Patrulha, Guarda Faz Escola e apresentações da Banda.

img_20171008_145322221_burst000_cover_top

Na segunda feira (9), a parceria com a Secretaria de Segurança Urbana de São Miguel dos Campos proporcionou aos visitantes do shopping uma empolgante apresentação da Banda da Guarda daquele Município. Alunos de uma escola assistida pelo Batalhão Escolar da localidade também mostraram uma peça de hip hop. O prefeito da cidade, Pedoca Jatobá, prestigiou o evento.

Na terça feira (10) um café da manhã, realizado na sede da Guarda Municipal, em parceria com a Associação dos Guardas Municipais do Estado de Alagoas (Agmeal), uniu os agentes operacionais e administrativos.

Café da manhã com Associação dos Guardas Municipais do Estado de Alagoas uniu agentes operacionais e administrativos

Na terça feira (10) um café da manhã, realizado na sede da Guarda Municipal, em parceria com a Associação dos Guardas Municipais do Estado de Alagoas (Agmeal), uniu os agentes operacionais e administrativos.

A cerimônia homenageou os guardas municipais, sub-inspetores e inspetores; alguns deles escolhidos pela gestão; outros, pelos próprios companheiros, em eleição realizada internamente durante a semana que antecedeu as comemorações.

Participaram da cerimônia o titular da Semscs, coronel Ivon Berto; o secretário municipal de Segurança Urbana de São Miguel dos Campos, coronel Mário Jorge; Benedito Edson, inspetor geral da GM em Maceió; Claudia Santana, presidente da Agmeal; Carlos Pisca, presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Alagoas (Sindguarda); Solande Dias, presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Guarda; Romildo Temudo, presidente da União dos Guardas Evangélicos (Ugmeal); Gustavo Lisboa, controlador interno, e Jadson Quintela, sub-diretor da SMTT de São Miguel.

Ainda na terça (10) à tarde, no último dia da programação no shopping, clientes pararam para ouvir a banda da Guarda Municipal de Maceió. O encerramento à noite, foi com uma demonstração feita por integrantes do Centro de Treinamento de Jiu Jitsu Leão de Judá.

Gincana e Aquathlon

Para esta sexta feira (13), está prevista a realização de uma gincana com os GMs, na sede da Guarda Municipal. Entre as tarefas, brinquedos e alimentos serão arrecadados para doação.

Na manhã de domingo (15), uma competição de aquathlon encerra a programação. Realizada em parceria entre a Semscs e o Sindicato dos Guardas Municipais de Alagoas (Sindguarda) e intitulada de Aquaguarda, essa será a primeira das quatro etapas do Campeonato Alagoano de Aquathlon e seu resultado será homologado pela Federação Alagoana de Triathlon. O ponto de saída e chegada é a base da bike da GM, na orla de Pajuçara.





Secom Maceió

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.