OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

22/11/2017 às 08:29

Agência de Regulação adota modalidade de cotação eletrônica

A cotação eletrônica foi aberta na última quinta-feira pela Arser A cotação eletrônica foi aberta na última quinta-feira pela Arser

Fernando Coelho

Mais um marco na gestão da Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser) foi efetivado na terça-feira (21) com a adoção da chamada cotação eletrônica para realizar os processos em dispensa de licitação. Agora, o município poderá ter parâmetros de preços amplos e mais precisos para adquirir bens com valor abaixo de R$ 8 mil.

A cotação eletrônica foi aberta na última quinta-feira pela Arser para a aquisição de uma TV de 50 polegadas e um suporte para fixação. O prazo para envio das propostas foi encerrado nesta terça, às 09h. O saldo foi expressivo. Dez fornecedores apresentaram propostas de preços para a TV e outros cinco concorreram para o suporte.

“No modelo anterior, a secretaria ou órgão solicitante encaminhava o pedido de cotação para o mínimo de três fornecedores. Verificávamos a regularidade da empresa que apresentou a menor proposta e contratávamos diretamente com ela”, explica Vanderléia Guaris, diretora de Licitação e Contratos da Arser.

Com a cotação eletrônica, a solicitação é enviada para o portal de compras do Governo Federal, chamado Compras Governamentais, que direciona o pedido para os fornecedores de todo o Brasil cadastrados no ramo específico do item solicitado. “As empresas cadastradas recebem o pedido de cotação e, se elas tiverem interesse, formulam e enviam as propostas”, complementa a gestora.

A modalidade garante mais transparência, impessoalidade e competitividade ao abrir um leque maior de fornecedores, algo que também pode gerar um importante viés de economia. A lembrar que a cotação eletrônica pode ser utilizada para a aquisição de bens, mas não de serviços.

Inicialmente, a implantação da cotação eletrônica no âmbito municipal ocorre na Arser, mas o diretor-presidente da agência, Ricardo Wanderley, irá sugerir um decreto ao prefeito Rui Palmeira para que órgãos e secretarias passem a adotar o modelo, que também torna o processo de aquisição mais ágil. “Um processo que foi aberto na quinta-feira, e hoje, terça-feira, após um feriado, já foi finalizado”, exemplifica a diretora Vanderléia Guaris.





Fonte: Arser

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.