OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

19/01/2018 às 10:20

Alagoas ganha primeiro Espaço de Formação em Tecnologia para Professores do Nordeste

O Efex visa promover a discussão e formação continuada entre os professores da rede pública sobre práticas e estudos tecnológicos - Fotos: Valdir Rocha O Efex visa promover a discussão e formação continuada entre os professores da rede pública sobre práticas e estudos tecnológicos - Fotos: Valdir Rocha

Tais Albino 

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, inaugurou, nesta quinta-feira (18), o primeiro Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologia para Professores (Efex) do Nordeste, e segundo do país, montado no Centro de Ciências e Tecnologia (Cecite) do Cepa. A elaboração do espaço foi feita em parceria com Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).

"Quero agradecer ao CIEB pelo olhar diferenciado com Alagoas. Isso se deve à repercussão do nosso trabalho, das diretrizes que a Educação tem tomado. As pessoas têm visto que está acontecendo algo aqui. Pela nossa participação e a velocidade que fizemos esse trabalho, o CIEB está nos presenteando com o segundo Efex, que será instalado em Arapiraca", afirmou o gestor da pasta estadual da Educação.

O Efex visa promover a discussão e formação continuada entre os professores da rede pública sobre práticas e estudos tecnológicos. O espaço está esquipado com impressora 3D, cortadora a laser, materiais de robótica, marcenaria e de audiovisual. Diferente da primeira sede brasileira, que fica em Blumenau, a sala Efex alagoano tem formato octogonal para facilitar o aprendizado.

"Receber o espaço não é uma coroação, mas é indício que a gente começa a ser identificado como alguém que está mudando as coisas. Nós não vamos fazer feio. Temos bons professores e bons servidores da Educação. O que faltava era oportunidade, reconhecimento e motivação, ressaltou o secretário Luciano Barbosa.

A gerente de Políticas Públicas do CIEB, Gabriela Gambi, afirma que a tecnologia só consegue ter impacto efetivo na qualidade da aprendizagem do aluno quando se promove a formação do professor.

“O objetivo é conseguirmos desenvolver formações inovadoras que possam ser úteis na qualidade da educação na sala de aula. Ter esse espaço inaugurado em um tempo tão curto é resultado de uma visão forte da Secretaria de Estado da Educação”, disse.

Diversas autoridades estiveram presentes, como o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), Fábio Guedes; o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Regis Cavalcante; o vice-reitor do Centro Universitário Cesmac, Douglas Apratto; entre outras autoridades.

Visão do professor

A professora de português da Escola Estadual Manoel Simplicio do Nascimento, Sônia Marques, ressaltou a importância do Efex e o engajamento dos professores.

“O professor precisa estar aberto para receber essa inovação. Também precisa estar aberto para transmitir o conhecimento adquirido aqui, em sala de aula. Espero que as pessoas que vão administrar o espaço consigam ensinar o que é preciso”, avaliou a docente.

Planos e Workshops

A Seduc, por meio de sua Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED), juntamente com o CIEB, está desenvolvendo o Plano Estadual de Inovação e Tecnologia Educação de Alagoas (PEITE/AL).

O plano consiste em alinhar e definir prioridades para ações de educação com tecnologia, já realizadas ou novas. O workshop para elaboração acontece na sala Efex, também nesta quinta-feira (18) e segue até sexta-feira (19), com a presença de professores, coordenadores, gestores e alunos.

O superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa Martins, explica que as ideias para elaboração do plano serão para fomentar a competência dos profissionais, definir o material e a infraestrutura necessária e criar uma visão sobre Inovação e Tecnologia.




Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.