OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

22/01/2018 às 08:43

Itec ajuda a proteger seu computador na estação mais quente do ano

O calor, poeira e a umidade podem causar uma série de problemas em notebooks e desktops - Ilustração: Meire Costa / Fotos: Ascom Itec O calor, poeira e a umidade podem causar uma série de problemas em notebooks e desktops - Ilustração: Meire Costa / Fotos: Ascom Itec

 Isaac Moraes

O primeiro mês do verão mal terminou e já começam a surgir as recomendações sobre cuidados com a exposição demasiada ao sol, hidratação e alimentação específica. Porém, se a estação mais quente do ano exige de nós todo uma atenção em relação ao nosso bem-estar, com as máquinas não é diferente. Por isso, o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) dá dicas de como cuidar do seu computador durante os dias de calor.

Energia elétrica gera calor. E, como naturalmente o computador necessita de energia, seja de sua bateria ou utilizando uma tomada, é natural que tudo nele esquente. Por isso, a maioria vem com peças chamadas coolers, dissipadores de calor utilizados para resfriar partes vitais da máquina, como a placa-mãe e o processador. É nos coolers que tUdo se inicia.

“Como no verão o clima é úmido e seco, a poeira também se propaga e adere com mais facilidade e dependendo do ambiente em que o computador está, se tiver muito sujo, ela vai ser sugada para dentro do computador, se acumular no cooler e impedir a ventilação e o resfriamento do computador, que vai começar a travar e a dar alguns erros. A poeira vai se fixando tanto na placa-mãe como nos slots da memória e em outras partes, naqueles periféricos menores, gerando pequenos curtos. Por isso, acontecem os travamentos. Há  computadores que não abrem telas, dão o erro de tela azul, etc, todos esses problemas são provenientes da poeira acumulada que causa uma alta temperatura, numa estação já bastante quente”, explica Lucas Queiroz, analista de suporte técnico do setor de suporte do Itec.

Uma prática comum de quem se preocupa com a temperatura da sua máquina  é colocá-la o mais próximo possível a um ar condicionado ou ter um ventilador virado o tempo inteiro para ela. Essa medida pode ser uma faca de dois gumes, pois ao mesmo tempo que resfria pode trazer outros problemas, como a umidade e condensação dentro da máquina, além de que o ventilador pode auxiliar na entrada da poeira pelas aberturas de ventilação do computador.

“Às vezes é até pior. Melhor do que fazer isso é comprar exaustores disponíveis no mercado, próprios para a refrigeração de máquinas e que variam de acordo com o modelo do gabinete, podendo ser acoplado na CPU mesmo”, completou o analista.

Notebooks

Existe certa especificidade na recomendação para os notebooks em razão do equipamento ter geralmente menos saídas de ventilação do que os desktops. Não é recomendado utilizar notebooks em cima de tecidos ou de superfícies que não sejam lisas, como camas, com toalhas embaixo da máquina ou até mesmo nas pernas. Isso pode bloquear a ventilação do computador e aumentar a temperatura dentro da máquina. 

“Tem no mercado umas bases que são vendidas separadamente do notebook, que vem com um cooler embaixo, às vezes com dois. Essa base é alimentada pela própria USB da máquina. Ela resfria o notebook prolongando o tempo de vida útil dele, porque como é um equipamento menor, a carcaça não tem muito espaço para ventilação, e a ventilação melhor evita que o equipamento se danifique. A poeira também entra no notebook do mesmo jeito que no desktop, vai para o dissipador de calor e tapa, é a mesma coisa que prender a respiração da máquina porque vai aquecendo, aquecendo, chegando num ponto em que o equipamento vai parar também” explicou o analista Lucas Queiroz.

O ambiente refrigerado e bem ventilado é essencial para as máquinas, a prova disso é que os data centers, por possuírem muitos servidores e dispositivos, geralmente são mantidos em salas lacradas e muito bem refrigeradas, com cuidados especiais. Entretanto, associado ao ambiente refrigerado deve vir a limpeza do local e a manutenção preventiva, feita quando a máquina ainda não deu problema ou apenas apresentou sinais de cansaço. 

“O ideal é que a manutenção preventiva seja realizada por um profissional qualificado ou, se for o caso, uma empresa especializada, que realize esse tipo de serviço, porque a pessoa leiga pode querer limpar sozinha e danificar mais ainda. Só assim você vai ter a garantia de que realmente o seu computador ou notebook vai ser consertado e estará livre de qualquer problema surpresa no futuro”, finalizou o analista. 





Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.