OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

14/02/2018 às 07:51

Projeto Guardas Nadadores incentiva prática desportiva

O instrutor Fonseca destaca os benefícios da atividade O instrutor Fonseca destaca os benefícios da atividade

Em 2015 foi criado o projeto Guardas Nadadores, com o objetivo de estimular a prática de esportes, além preparar guardas municipais para possíveis competições de natação ou triathlon. Já no ano seguinte, em 2016, a Guarda Municipal foi ao pódio nas diversas categorias de todas as competições de triathlon que participou.

Em 2017, houve apenas uma prova de triathlon em Maceió, quando eles alcançaram 3º e 5º lugares na categoria em que concorreram e, nas maratonas aquáticas da penúltima etapa do ano, chegaram ao 2º lugar. Para 2018, os planos são de participação em maratonas aquáticas e provas de triathlon.

O instrutor do programa é o guarda municipal Antônio Fonseca, bacharel e licenciado em Educação Física. Ele conta que, no início, eram quatro integrantes e, hoje, já são mais de 40, entre guardas municipais e marinheiros, além de contar com a presença da população. Os treinos acontecem na praia de Pajuçara, sempre das 7h às 10h, às terças e quintas feiras – para iniciantes,  e aos sábados – para os experientes.

“Esse projeto é de extrema importância tanto para os guardas como para a sociedade, porque tem como intenção unir ambos, além de trabalhar o corpo e a mente dos guardas para ajudar no desempenho dessa missão, que é fazer parte da segurança pública”, disse Fonseca.

O instrutor revela que o projeto surgiu com o incentivo da inspetora Simone Lima, atleta que tem participado de competições no Brasil e no exterior, representando a Guarda Municipal e conquistando várias medalhas. “Sempre incentivo quem quer praticar esportes porque, além de fazer bem a nossa saúde, é fundamental para estarmos condicionados para o tipo de atividade que desempenhamos”, afirmou Simone.

_dsc0040

Fonseca reconhece o apoio da gestão para que o projeto tenha continuidade. “Em 2017, o titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto, abraçou a ideia e ofereceu condições para a concretização das atividades”, contou.

O secretário destaca a importância da prática de atividades físicas. “É fundamenteal para a atuação dos nossos guardas porque melhora a qualidade de vida e o condicionamento físico. O esporte tem o poder de ressocializar e integrar as pessoas. Em breve, vamos ter novidades para o projeto”, anunciou Ivon Berto.

Ascom Semscs

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.