OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

04/03/2018 às 08:45

Estilo de vida mais saudável pode prevenir formas mais comuns de câncer

Alimentação saudável ajuda a prevenir a doença Foto: Carla Cleto Alimentação saudável ajuda a prevenir a doença Foto: Carla Cleto

Fabiano Di Pace

Pele, mama e de colo do útero são estaticamente as formas mais comuns de câncer que acometem as mulheres. E de acordo com a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Carmen Nascimento, na maioria dos casos, a doença pode ser evitada.

O tipo de câncer em mulheres mais comum em Alagoas é o câncer de pele, que possui uma expectativa de 580 novos casos em 2018. “O câncer de pele é o tipo mais comum e pode ser prevenido com o uso de protetores solares, com fator mínimo de 30, evitando a exposição prolongada ao Sol depois das 10h e antes das 16h”, explicou Carmen Nascimento.

A coordenadora do Programa de Saúde da Mulher ressaltou a importância de procurar um especialista sempre que manchas e verrugas na pele forem identificadas. “Com o diagnóstico precoce, o tratamento tem altas chances de sucesso e o índice de sequelas e consequências mais graves diminui drasticamente”, destacou.

Carmen Nascimento (Foto: Carla Cleto)

Mama – A prevenção também é a principal arma nos casos de câncer de mama, que tem estimativa de 560 novos casos para 2018 em Alagoas. “Exames como a mamografia são essenciais para que as mulheres estejam seguras e possam identificar o problema nos estágios iniciais”, ressaltou Carmen Nascimento.

A coordenadora do Programa de Saúde da Mulher lembrou que os exames devem ser feitos a cada dois anos, a partir dos 40 anos, e anualmente a partir dos 50. “O índice de mortalidade por câncer de mama aumenta muito nessas faixas etárias e é importante que as mulheres participem do cuidado com seu corpo”, reforçou.

Segundo dados do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foram identificados 89 óbitos na faixa etária de 40 a 60 anos em Alagoas no ano de 2017. “É um público que precisa estar atento e realizar exames preventivos regularmente”, salientou.

 Mulheres se previnem contra o câncer (Foto: Carla Cleto)

Já o 3º tipo mais comum de câncer entre mulheres é de colo do útero, que registrou 300 novos casos em 2017 e uma estimativa de 320 novos casos em 2018. “O câncer do colo de útero é contraído através do vírus HPV, que pode ser prevenido com uma vacina disponível no SUS [Sistema Único de Saúde]”, reforçou Carmem Nascimento.

Ela lembrou que o cartão de vacinação deve estar sempre atualizado e o sexo deve ser praticado com segurança. Isso porque, segundo ressaltou, o uso de preservativo evita contágio pelo vírus HPV, assim como de doenças como a AIDS e sífilis.

“A mulher deve cuidar de sua saúde, buscando levar uma vida saudável e realizando exames preventivos com regularidade. Dessa forma pode-se prevenir não apenas o câncer, mas diversas outras mazelas”, ressaltou Carmen Nascimento.






Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.