OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

17/04/2018 às 10:38

Prefeito Rui Palmeira visita projeto social realizado na Guarda Municipal

Prefeito Rui Palmeira visita Cândido Judô projeto social. Fotos: Marco Antônio/Secom Maceió Prefeito Rui Palmeira visita Cândido Judô projeto social. Fotos: Marco Antônio/Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira visitou a sede da Guarda Municipal, no Conjunto Joaquim Leão, no bairro do Vergel do Lago. Uma espaço do prédio foi cedido para a realização dos treinos do Grupo de Judô do Instituto Cândido Teles. O projeto social oferece a prática da modalidade esportiva, gratuitamente a crianças, jovens e adultos que vivem na região, como também a alunos de outros bairros.

A iniciativa surgiu durante uma aula de defesa pessoal dentro guarda municipal, na qual o Sensei Irã Cândido, ao conversar com alguns de seus alunos do curso de defesa pessoal, vislumbrou a possibilidade de criar o projeto, através da doação de kimonos que estavam sem uso e que foram cedidos aos primeiros alunos do Instituto Cândido Teles. A prática esportiva ajuda a tirar crianças, jovens e adultos da ociosidade. Um dos critérios para participar do projeto é que o aluno tem que está matriculado em alguma escola e frequentando as aulas. Atualmente, 140 alunos fazem parte do projeto, iniciado há sete anos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida através dos esporte, realizando sonhos e mudando vidas.

Prefeito visita Cândido Judô projeto social. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Prefeito visita Cândido Judô projeto social

“O esporte, sobretudo o judô que ensina disciplina, ajuda essas crianças a serem campeãs na vida. Muitas que já passaram por aqui, hoje, estão cursando universidade, trabalhando, traçando seus objetivos e isso é muito legal. Temos vários atletas que já foram campeões estaduais, norte e nordeste, brasileiro, sul-americano, mas o mais importante é que essa geração vai poder escolher o futuro que quiser. Eles irão saber o valor da conquista. Parabenizo a todos que participam do projeto. É motivo de muito orgulho conhecer vocês. Talento aqui não falta. O trabalho de vocês emociona e a Prefeitura está aqui ajudar no que for preciso”, disse o prefeito Rui Palmeira.

Prefeito visita Cândido Judô projeto social. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Treinamento no Cândido Judô projeto social

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Cel. Ivon Berto, ressaltou a importância de ações como essa. “Ficamos muito contentes com a dedicação e a iniciativa do guarda municipal Irã, que voluntariamente começou o projeto e vem lutando para que mais e mais crianças sejam acolhidas. Nós incentivamos a iniciativa que, através do judô, traz disciplina e inclusão social. A Prefeitura de Maceió mais uma vez reforça seu compromisso com as comunidades e o de apoiar projetos como este. Temos o interesse de ampliar e agregar mais crianças e jovens”.

O guarda municipal e criador do projeto, Irã Cândido, explicou o intuito maior da iniciativa. “A gente observa que onde se investe em esporte, aliado à educação, se reduz os gastos em outras áreas como seguração pública, limpeza e até saúde, por meio da formação do caráter do atleta. Posso dizer que não tivemos nenhuma perda de um aluno para as drogas, uma vez que o jovem vê a cultura positiva do esporte e muda o foco de que a realidade que ele vive pode ser construída e virar algo muito melhor. Automaticamente você passa a ter um cidadão e isso reflete em todas as outras áreas”.

Prefeito visita Cândido Judô projeto social. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Alunos do curso Cândido Judô

“A partir de agora a Prefeitura de Maceió irá abraçar este projeto e irá fornecer toda a infraestrutura necessária, ajudando de forma mais incisiva. Nós trouxemos hoje alguns kimonos, mas iremos trazer também tatame, iremos transforma o galpão em um dojo que seja referência para Maceió”, frisou o secretário municipal de Esportes, Daniel Melo.

De acordo com o vereador Eduardo Canuto, a noite desta segunda-feira foi um divisor de águas. “A gente sabe que o esporte tem um papel fundamental na vida de todos, desde o desenvolvimento cognitivo ao desenvolvimento da pessoa como cidadão. E a prática da inclusão social através do esporte dentro de um estabelecimento público municipal, demonstrou a dimensão que este trabalho possui e que a partir hoje recebe o apoio institucional da Prefeitura de Maceió”.

“Eu conheci o judô em 2012, com 11 anos. Eu estava na casa do meu primo que me trouxe para o projeto. Na época ele me deu o kimono que usei quando comecei a treinar e, de lá para cá, a paixão pelo esporte só aumentou. Através do judô, hoje, eu sou bi-campeão brasileiro sub-20, campeão alagoano e norte e nordeste. O judô também ajudou também no meu rendimento na escola, minhas notas aumentaram e hoje continuo estudando para passar na faculdade e ser um atleta universitário”, explicou Lucas Tauan.

Para Deusa Ferreira, a prática do esporte tem melhorado a relação familiar. “Eu conheci o projeto através da minha sogra há quatro anos. No início, só o meu filho mais velho participava, mas após um tempo eu trouxe minha filha e comecei a participar junto com ela e hoje eu também sou atleta. A disciplina do esporte tem ajudado muito na convivência com meus filhos e meu marido”, disse.

“Eu entrei no projeto há um ano. Tenho aprendido muito sobre ter disciplina, paciência e que o esporte faz bem. Gosto de estar aqui por que posso fazer novas amizades e brincar”, disse William César, de 9 anos.

 As aulas são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras em dois horários, às 19h e 20h. A primeira turma é para alunos com até 10 anos e a segunda para alunos maiores de 10 anos.

Cayo Borges /Secom Maceió.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.