OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

18/04/2018 às 18:00

Moradores da região lagunar de Maceió participam de vivência de mobilização comunitária

Jogo Oasis facilitado pelo Instituto Ideal está sendo praticado pelo Movimento dos Povos das Lagoas Jogo Oasis facilitado pelo Instituto Ideal está sendo praticado pelo Movimento dos Povos das Lagoas

Cidadãos e instituições sociais que integram o Movimento dos Povos das Lagoas estão participando, desde a última sexta-feira (13), de uma vivência de mobilização comunitária que vai gerar muitos frutos positivos na região lagunar de Maceió. O Jogo Oásis é uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Elos (SP) e está sendo facilitado por membros do Instituto para o Desenvolvimento das Alagoas (Ideal) na rua Sol Nascente, no Bom Parto.

Sentir o entorno, compartilhar sonhos, traçar objetivos coletivos, realizar mudanças numa comunidade, celebrar e se organizar coletivamente para fazer ainda mais. Esse é o caminho trilhado pelo Jogo Oasis. A tecnologia social está presente em mais de 60 países e incorpora diversas outras metodologias para mobilização comunitária e fortalecimento de equipes, visando o empoderamento social.

A proposta feita pelo Instituto Ideal para a realização do jogo na rua Sol Nascente surgiu em resposta ao convite do Instituto Quintal Cultural, anfitrião da iniciativa, e a demandas dos integrantes do Movimento dos Povos das Lagoas, que são os jogadores do Oasis.

A rica experiência social será facilitada pelas arquitetas e urbanistas Isadora Padilha e Sandra Amalia.  As duas integrantes do Ideal são Guerreiras Sem Armas formadas pelo Instituto Elos na metodologia do Jogo Oasis.

Isadora explica que, apesar de muitas das atividades serem restritas à participação dos jogadores, algumas ações serão abertas ao público. É o caso de alguns eventos realizados por iniciativas parceiras que foram integrados à programação do Oasis, como o Papo de Comadre (Audácia – Estúdio Criativo), a Jane’s Walk (DETRAN e UNIT) e o Mundaú Lagoa Aberta (Movimento dos Povos das Lagoas).

“Ao longo do processo muitos parceiros se somarão, porque essa é a lógica da metodologia”, ressalta a presidente do Instituto Ideal. A população maceioense também está sendo convidada para participar do mutirão que acontecerá entre os dias 28 de abril e 1 de maio e da Reunião do Futuro, que encerrará a vivência no dia 13 de maio. A programação completa está disponível em institutoideal.org.br.

Dicom/Instituto Ideal


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.