OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

07/07/2018 às 10:01

Central de Jogos promete movimentar SBPC Jovem

Geocampo. Foto: Arquivo do projeto de extensão “Sem mais nem menos” Geocampo. Foto: Arquivo do projeto de extensão “Sem mais nem menos”

Thalis Firmino
Estudante de Jornalismo

Entre os dias 22 e 28 de julho, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será palco do maior evento científico do país, a 70ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro visa reunir cientistas e pesquisadores nas discussões acerca dos avanços e estudos acadêmico-científicos no Brasil. 

Nessa perspectiva e com objetivo de incluir um público mais jovem nesse debate, a Ufal, por meio da Pró-reitoria de extensão (Proex), organiza a SBPC Jovem, que acontece simultaneamente na semana do dia 23 até 28 de julho no Campus A.C. Simões, em Maceió, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. 

Das muitas atividades, a Central de Jogos busca atender um público dos segmentos infantil e juvenil em ações lúdicas que trabalham os conhecimentos básicos dos ensinos fundamental e médio. O espaço é aberto, gratuito e não requer inscrição prévia.

Confira algumas das várias propostas confirmadas: 

Dominó de Química: aprendendo química orgânica
O jogo incentiva o aprendizado sobre química orgânica, possibilitando uma maior fixação dos conteúdos e colaborando na capacitação dos estudantes que pretendem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Explorando a matemática nas profissões
Desafios de lógica, palavras cruzadas e caça palavras mostram a relação entre a matemática e as profissões. A equipe pretende despertar o desejo pela leitura, pelos números e desenvolver o raciocínio lógico dedutivo adormecido no cotidiano escolar. 

Geoquibingo
O Geoquibingo utiliza o jogo bingo para ensinar conteúdos da química ambiental aos estudantes que se interessam pela temática. A atividade explora a criatividade e contribui para formação da consciência ambiental.

Minha segurança alimentar
Caracterizado como um grande jogo de tabuleiro humano, a ação busca fomentar o aprendizado sobre segurança alimentar para diminuir a carga microbiana no preparo de alimentos, orientando os participantes sobre as formas corretas de armazenamento, limpeza e manuseio. 

Acompanhe o site da SBPC Jovem e fique por dentro dos maiores detalhes.




Fonte: Ascom Ufal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.