OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

18/07/2018 às 17:28

Reunião no MPE, resolve impasse envolvendo trajeto do ônibus no Village Campestre e Graciliano Ramos

Impasse foi resolvido durante reunião intermediada pelo MPE Impasse foi resolvido durante reunião intermediada pelo MPE

Após atuação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio de um trabalho conjunto das Promotorias de Justiça da Fazenda Municipal e do Consumidor, o impasse que envolvia a mudança no itinerário das linhas de ônibus que servem aos Conjuntos Graciliano Ramos e Village Campestre I e II foi resolvido. Durante reunião, realizada nesta quarta-feira (18), com os representantes da instituição ministerial, moradores dos conjuntos, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da empresa Real Alagoas foi decidido que as alterações serão canceladas e um novo estudo será entregue e discutido com a população em um prazo de 30 dias.

A reunião foi comandada pelo promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Marx Martins e pelos promotores da Fazenda Municipal, Fernanda Moreira, Jorge Dória e Marcus Rômulo. Também ficou determinado que em breve acontecerá uma inspeção nas linhas dos ônibus para saber como estão funcionando e que melhorias podem ser apontadas. “O mais importante é que o interesse público prevaleceu. Ouvindo a população, a SMTT resolveu fazer um novo estudo para, futuramente, estabelecer um novo trajeto para os ônibus. Mas antes a população será ouvida e dará sua opinião. A intenção é beneficiar os moradores dos conjuntos e otimizar os trajetos para que fiem mais rápidos. Além disso, em breve faremos uma inspeção no atual itinerário para saber como ele funciona, para que, se necessário, possamos ter base e argumentar com mais profundidade sobre futuras mudanças”, afirmou o Marx Martins.

A promotora de Justiça Fernanda Moreira lembrou que as mudanças são possíveis e até previstas nos contratos das empresas. Entretanto, é preciso sempre levar em consideração as reais necessidades da população antes de sua efetivação. “Qualquer modificação é possível, e prevista em lei. Mas é preciso obedecer critérios e atender ao interesse do consumidor. Claramente, o novo trajeto adotado não agradou aos moradores dos conjuntos. Ou seja, eles sentem que a mudança não atende aos interesses dele. Todos foram ouvidos, a SMTT usou do bom senso, e chegamos a um denominador comum”, disse.

“O importante é servir aos cidadãos, a satisfação deles é o mair importante. Claro que entendemos a necessidade da mudança e a otimização dos erviço e acreditamos que essa era a intenção da prefeitura e da empresa que cuida das linhas que servem aos conjuntos. Mas essa otimização precisa se coadunar com a rotina dos cidadãos. Esperaremos o próximo estudo, ouviremos a população e em conjunto, novos benefícios serão implementados”, declarou o promotor Marcos Rômulo. O promotor de Justiça Jorge Dória afirmou que o Ministério Público vai acompanhar os estudos envolvendo as futuras mudanças nos trajetos. “Sem dúvida que seguiremos acompanhando qualquer proposta para novos itinerários na região dos conjuntos Graciliano ramos e Viallage I e II.

Além dos promotores de Justiça, dos representantes da SMTT e dos moradores, a reunião contou com a presença da procuradora do Ministério Público de Contas de Alagoas, Stela Mero.

Impasse

O impasse começou quando mudanças propostas pela SMTT foram colocadas em prática, no início da semana passada, e duas linhas das linhas que passam pelo local foram transformadas em uma. Segundo os representantes do órgão, elas foram adotadas para diminuir o tempo de espera dos usuários nos terminais e pontos de ônibus. Entretanto, os moradores afirmaram que o trajeto triplicou e portanto passou a levar mais tempo para ser percorrido. Além disso, eles alegaram que o novo itinerário ficou unificado e linhas servindo aos conjuntos e as adjacências, o que superlotava os veículos. Ele pediam que os coletivos voltassem a operar como antes, com cada região tendo suas próprias linhas.

Fonte: Ascom MPE/AL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.