OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

02/08/2018 às 17:52

Maceió: prefeitura e Unicef discutem parceria para prevenção às DSTs

Rui Palmeira se reúne com representantes da Unicef. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió Rui Palmeira se reúne com representantes da Unicef. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Thiago Aquino e Marcondes Leite (estagiário)

O prefeito Rui Palmeira reuniu-se, nesta quinta-feira (02), com a especialista em saúde/HIV e coordenadora do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Recife, Jane Santos. A reunião, realizada na sede da Prefeitura, também contou com a presença da oficial de Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens da organização, Luiza Leitão, para discutir ações da Plataforma de Centros Urbanos (PCU) em Maceió.

O objetivo da PCU é melhorar a situação das crianças e adolescentes por meio de ações direcionadas, como o combate à evasão escolar e à violência contra adolescentes. “Tivemos excelentes resultados com essa parceria com o Unicef. É importante lembrar que Maceió firmou parceria com a PCU em 2013 e que apenas 10 grandes cidades brasileiras estão incluídas”, frisou o prefeito Rui Palmeira.

“E Hoje recebemos a informação do planejamento da parceria do Unicef com a Secretaria Municipal de Saúde para cuidar de crianças e jovens que estão expostos às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), sobretudo o HIV. É importante combater essas doenças que estão crescendo em todo o Brasil”, acrescentou. Coordenadora programática do escritório do Unicef em Recife e especialista em Saúde /HIV, Jane Santos pontuou as ações apresentadas na reunião desta quinta-feira.

“Há boas novidades. Estamos discutindo com a SMS a criação de um programa muito importante para o Unicef, o Viva Melhor Sabendo Jovem, cujo foco é a prevenção da transmissão do HIV em populações mais vulneráveis. Além disso, a gente debateu o modelo de gestão da plataforma, dando melhor suporte para a Prefeitura nas ações que serão adotadas, por meio da contratação de uma construtora específica para nossa plataforma. Na pauta, também foi incluída a prevenção da obesidade na infância e gravidez na adolescência”, detalhou.

A PCU é uma iniciativa do Unicef, organismo da ONU, desenvolvida desde 2008 nas capitais brasileiras. A 3ª edição está presente em 10 capitais: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. Vivem nessas cidades quase nove milhões de meninos e meninas de até 19 anos. A implementação da Plataforma é realizada em cooperação com os governos municipal e estadual.

Secom Maceió

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.