OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

03/08/2018 às 16:01

Conselho fortalece políticas para pessoas com deficiência

Celiany Rocha dá posse aos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Fotos: Ascom Semas) Celiany Rocha dá posse aos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Fotos: Ascom Semas)

Amanda Falcão (estagiária)

A posse dos 13 novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência marca o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência em Maceió. A secretária de Assistência Social, Celiany Rocha, que deu posse aos novos membros, destacou os avanços e a importância do trabalho conjunto pela garantia de direitos.

O Conselho Municipal é um espaço de participação democrática que realiza ações como o acompanhamento, monitoramento, avaliação e a fiscalização das políticas destinadas à pessoa com deficiência, por meio da articulação e diálogo com as demais instâncias de controle social e os gestores da administração pública direta e indireta.

Celiany reforçou o compromisso da Prefeitura de Maceió com a pessoa com deficiência, destacando os serviços e projetos executados pelo Município e que vem fortalecendo as políticas públicas. A gestora lembrou da implantação do Centro Dia e Residência Inclusiva – equipamentos sociais da Semas -, da intensificação das ações do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do sucesso do Praia Acessível – desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Juventude.

“Nós trabalhamos para que a sociedade como um todo entenda o respeito que se deve ter pelas pessoas com deficiência e para cobrar, quando for de sua competência, a garantia dos direitos a todos. O nosso próximo passo agora é em busca da garantia de direitos através da emissão da Carteira de Identificação do Autista, que irá contribuir para que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sejam legalmente considerados pessoas com deficiência”, disse a gestora.

A secretária destacou também que o Conselho é fundamental para que a política pública seja executada dentro do orçamento vigente delimitado e do diâmetro de atuação da Semas. “Todas as nossas ações em relação às pessoas com deficiência são compartilhadas com o Conselho, para que as demandas sejam trabalhadas com prioridade e maior sucesso”, completou.

Para o novo membro do Conselho, Luiz Carlos de Oliveira Santana, que representa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todos os segmentos públicos e sociais que lidam diretamente com deficiências devem trabalhar em sintonia e, por isso, o Conselho é tão importante. “Hoje a população que mais cresce é a de pessoas com deficiência e o Conselho é uma maneira de cobrar não só os gestores, como a população de modo geral para que essas pessoas tenham acesso às políticas públicas que são destinadas específicas para eles”, disse o membro.

Eleições

Após a posse, os novos conselheiros aproveitaram o momento para realizar a primeira reunião do grupo. Durante o encontro, João Ferreira Lima – representante da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) – foi eleito presidente. Já a coordenadora dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Semas, Analina Calheiros, assumiu a vice-presidência. E Jorge da Silva Porto, da Fundação Casa do Espaço (Funcae), foi eleito secretário para o biênio 2018/2020.

Fazem parte desta composição do Conselho os representantes dos seguintes órgãos e entidades:

Fundação Municipal de Ação Cultural – FMAC;

Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas;

Secretaria Municipal de Educação – Semed;

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Juventude– Semelj;

Secretaria Municipal de Saúde – SMS;

Superintendência Municipal de Transporte E Trânsito – SMTT;

Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais – Aappe;

Associação dos Cegos de Alagoas – Acal;

Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal;

Associação Pestalozzi de Maceió;

Família Alagoana Down – FamDown;

Fundação Casa do Especial – Funcae;

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae;



Fonte: Ascom Semas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.