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Maceió/Al, 29 de março de 2024

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06/08/2018 às 18:41

Saiba como fazer o Recadastramento Imobiliário online em Maceió



A Secretaria Municipal de Economia (Semec) está realizando um recadastramento imobiliário em Maceió. Para facilitar a vida do contribuinte, todo o processo pode ser realizado pelo celular ou computador, de modo completamente digital. Basta ter acesso à internet para enviar as informações necessárias ao recadastro.

Os interessados devem acessar o Portal do Cidadão pelo site www.portal.maceio.al.gov.br.

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Para acessar a área de recadastro, é necessário que o contribuinte possua um CPF cadastrado no sistema. Se ainda não for cadastrado, basta clicar em solicitar acesso.

O contribuinte será direcionado para a área de cadastro, e num processo simples, preenchendo poucas informações, e anexando documento com foto, é só solicitar acesso ao sistema de recadastro.

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Já com o login, o usuário entrará com o  CPF e todos os imóveis já cadastrados na Prefeitura, neste número, ficarão disponíveis na tela. A opção de recadastrar aparece ao lado direito.

A informação do imóvel estando correta, basta clicar no botão recadastrar e será direcionado para a tela de cadastro.

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Ao abrir a tela de recadastro, o contribuinte deve confirmar se mantém a posse do imóvel ou se não é mais proprietário, clicando em uma das opções e confirmando a informação no botãopróximo.

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Na etapa seguinte, o cidadão precisa informar que tipo de documento será anexado, o documento precisa provar a posse do terreno ou imóvel.

Algumas informações serão solicitadas, como vendedor e comprador e data do documento. Todas podem ser encontradas nos próprios documentos que comprovam a posse.

Nas etapas seguintes serão solicitados imagens dos documentos. É importante que o interessado sempre confirme os dados e as imagens anexadas na realização do recadastro.

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Nesta etapa será solicitado que anexe uma foto do documento comprobatório de posse. É importante que o documento tenha as informações anteriormente pedidas.

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Na quarta aba do recadastramento, serão solicitadas informações do cartório (não obrigatório), o número da Unidade Consumidora da conta de luz (CEAL) e a foto de uma conta de luz do imóvel a ser recadastrado.

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Por último, todas as informações serão dispostas para confirmação e envio, finalizando o processo.

Todas as informações e documentações serão enviadas e avaliadas pela Semec e não constando diferenças na informação o cadastro imobiliário será atualizado.

O recadastramento é importante porque, além de 20% na Cota Única do IPTU de 2019, o cidadão evita, com atualização dos dados, que pessoas que já não estejam em posse de imóveis, por terem vendido ou por outro motivo, recebam cobranças indevidas por não repassar a mudança para a Prefeitura de Maceió.

fonte: Ascom Semec

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