OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

17/09/2018 às 13:52

Prefeito Rui Palmeira participa do Seminário Cidades Inteligentes

Prefeito Rui Palmeira participa do Seminário Smart Cities. (Fotos:Marco Antônio/Secom Maceió Prefeito Rui Palmeira participa do Seminário Smart Cities Foto:Marco Antônio/Secom Maceió) Prefeito Rui Palmeira participa do Seminário Smart Cities. (Fotos:Marco Antônio/Secom Maceió Prefeito Rui Palmeira participa do Seminário Smart Cities Foto:Marco Antônio/Secom Maceió)

Leyvson Gomes e Marcondes Leite (estagiário)

O prefeito Rui Palmeira participou, na manhã desta segunda-feira, da abertura do Seminário Smart Cities (Cidades Inteligentes), no auditório do Sebrae, no Centro. O evento é realizado pelo Sebrae, em parceira com a Prefeitura de Maceió. Nos dois dias serão abordados temas como aperfeiçoamento da gestão, transparência, mobilidade,  melhoria da qualidade de vida e outros temas relevantes para uma cidade inclusiva, com tecnologias que facilitem o acesso do cidadão aos serviços públicos. Secretários e gestores municipais também participam do seminário, que prossegue nesta terça-feira (18).

De acordo com o conceito abordado no seminário, uma Cidade Inteligente é aquela que coloca as pessoas no centro do desenvolvimento, incorpora tecnologias da informação e comunicação na gestão do desenvolvimento e utiliza esses elementos como ferramentas que estimulam a formação de um governo eficiente, que engloba o planejamento colaborativo e a participação cidadã.

O prefeito Rui Palmeira destacou que o evento viabiliza a troca de experiências sobre cidade mais acessível, gestão transparente e qualidade de vida para os munícipes. “O termo Smart City quer dizer basicamente usar a tecnologia para facilitar a vida do cidadão. É isso que a gente já tem feito aqui com o Sebrae. Recentemente, aprovamos a Lei da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Com isso, o processo de regularização e fechamento de empresas diminuirá de 60 dias para 24 horas. Não só isso, as ações de tecnologia podem beneficiar áreas com saúde, educação e transporte público.  Esse evento traz experiências que deram certo em outras cidades e que podem ser implementadas em Maceió”, afirmou o prefeito.

Prefeito Rui Palmeira participa do Seminário Smart Cities Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Prefeito Rui Palmeira participa do Seminário Smart Cities

O conceito Cidades Inteligentes envolve  áreas chaves para o desenvolvimento de ações: economia, mobilidade de  pessoas, governança, meio ambiente e qualidade de vida.

“Estamos aqui debatendo temas de fundamental importância para nossa cidade. A acessibilidade e mobilidade são problemas de várias cidades pelo mundo. Estamos trabalhando esses assuntos para trazer soluções que já são testadas em outros lugares. Por isso, o prefeito Rui Palmeira convocou os secretários de pastas que são relevantes para os temas que estão sendo abordados no seminário. Juntos iremos buscar novidades e resoluções”, enfatizou superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Moura.

Antonio Moura - Superintendente da SMTT Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Antonio Moura, Superintendente da SMTT , falou sobre a importância de do debate sobre mobilidade urbana

Para o secretário Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Tácio Melo, o seminário representa mais uma oportunidade de crescimento econômico para a capital. “Esse evento é muito importante para repensar a cidade, vê-la de outro ângulo, fazendo inclusão social, promovendo o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida. Por meio da tecnologia, é possível deixar a cidade organizada e mais sustentável”, complementou.

Tácio Melo - Secretário do Trabalho Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Tácio Melo, titular da Semtabes, falou sobre melhoria de acesso ao emprego

Vanessa Fagá, gerente da Unidade de Comércio e Serviço do Sebrae, falou sobre o empenho da Prefeitura na implementação do modelo Smart Cities. Para ela, ninguém faz nada sozinho, por isso, o apoio e engajamento de diversos parceiros é fundamental.

“Em 2016, fizemos um seminário desse em parceria com a Prefeitura, mas era o começo da nossa história nessa temática. Hoje o Sebrae já tem um convênio assinado com o Município. Estamos felizes com o comprometimento da equipe da Prefeitura. E o Sebrae entra para trazer essas inovações, gerar negócios para a pequena empresa e, junto com a gestão municipal, implantar soluções de cidades inteligentes para Maceió”, pontou.

Vanessa Fagá - Gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae Seminário Smart Cities Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Vanessa Fagá, gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae, falou da parceria com a Prefeitura de Maceió


Secom Maceió


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.