OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

01/10/2018 às 10:42

Formalização de pequenos negócios em Maceió fomenta inclusão

Sala do Empreendedor no Shopping Pátio, no bairro do Benedito Bentes (Foto: Ascom Semtabes) Sala do Empreendedor no Shopping Pátio, no bairro do Benedito Bentes (Foto: Ascom Semtabes)

Tatiane Gomes (estagiária)

A Prefeitura de Maceió incentiva a geração de renda por meio de oportunidades de inclusão produtiva. Atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) garantem assistência aos profissionais que trabalham com a carteira assinada e a profissionais autônomos.

Os serviços são oferecidos pelo Sine Maceió, como cadastro de grupos de economia solidária, permissão de uso nos espaços públicos (mercados, feiras e Shopping Popular) e pelas Salas do Empreendedor, equipamentos públicos mantidos em parceria com o Sebrae Alagoas e a Associação Comercial de Maceió.

“Temos trabalhado em diversas frentes para incentivar a geração de renda. Pelo Sine, temos estrutura para atender 400 profissionais por dia. Na economia solidária, temos cerca de 20 grupos cadastrados. Nos mercados públicos, são mais de 2.500 permissionários trabalhando. O objetivo é esse: dar oportunidades para que essas pessoas consigam trabalhar, tanto de forma autônoma quanto em empresas privadas”, afirma o secretário municipal do Trabalho, Tácio Melo.

Nas Salas do Empreendedor é onde os micro e pequenos empresários conseguem se formalizar e obter consultoria jurídica e trabalhista. Os espaços são ambientes próprios para orientação e ambientação de negócios que atendem os micro e pequenos empresários. Nos locais, é possível realizar os serviços de abertura de empresas, formalização de negócios, consultorias especializadas para o MEI, proteção de crédito, mediação jurídica, certificação digital, capacitação, treinamentos e oficinas, além dos serviços de emissão de guias de pagamento e acesso às informações sobre licitações da Prefeitura.

História de superação pessoal e profissional é um case de sucesso do empreendedorismo (FOTO: Tatiane Gomes / Ascom Semtabes)

História de superação pessoal e profissional é um case de sucesso do empreendedorismo. Foto: Ascom Semtabes

O empresário Anderson Vieira Constantino foi atendido pela Sala do Empreendedor. Ele começou, há oito anos seu negócio como um Micro Empreendedor Individual (MEI) e já virou Microempreendedor (ME). O Restaurante Comida Boa cresceu depois que ele se formalizou. Hoje ele comercializa 1.400 frangos por semana e emprega 18 trabalhadores, conseguindo atender várias empresas.

“Não queria ser mais um no mercado. Queria ser um diferencial. E hoje nós vemos que estamos conseguindo chegar lá. Do Comida Boa, plantamos a semente de uma nova ideia. Somos MEI com uma empresa de turismo, temos uma van e com o mesmo diferencial: atendimento, qualidade e higiene. Estamos indo para a segunda van e completamos quatro meses de atividade. Estou muito feliz mesmo”, conta Anderson.

O microempresário conta eu durante os primeiros quatro meses de trabalho sentiu a necessidade de se formalizar. Quando virou um empreendedor formal, ele sabia que seu negócio ia ganhar mais vida dentro do mercado. “A vida do empreendedor é cheia de obstáculos. Quando você tem o MEI, o fornecedor já te vê com outros olhos. Percebe que você quer crescer e é organizado. Se for informal, não há segurança a passar para o fornecedor”, atenta.

A história do empresário é mais um case que deu certo através do incentivo da geração de renda e ampliação de negócios com abertura e formalização de pequenos negócios em Maceió. Com três locais de atendimento, os serviços podem ser encontrados no Shopping Pátio Maceió (Benedito Bentes), no Maceió Shopping (Mangabeiras) e no Shopping Popular (Centro).



Ascom Semtabes

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.